TEORIA HOLÍSTICA DE JAN SMUTS
- A totalidade é fundamental na explicação da realidade.
- Ideia de integrar as partes para que se possa configurar um todo coerente, que estabeleça relações com outro todo.
- o holismo e a teoria organís-mica como constitutivos e essenciais para compreender o solo sobre o qual as sementes da Gestalt-terapia foram plantadas.
- A teoria organísmica e do pensamento holístico, Perls destaca a grande influência sofrida tanto de Goldstein e da sua obra The organism (1995) quanto de Jan Smuts e de seu livro Holism and evolution (1996).
- A obra "Ego, fome e agressão" (Perls, 2002, p. 61), ele ainda define o holismo, conforme o termo cunhado por Smuts, como “uma atitude que compreende que o mundo consiste per se não apenas em átomos, mas em estruturas que têm um significado diferente da soma das suas partes”.
- aderir ao paradigma holístico significava uma tentativa de romper com o paradigma reducionista e isolacionista
- Propor-se a entender a organização dos todos segundo um ponto de vista holístico estrutural é aderir a um novo paradigma, contrário à psicanálise.
- a Gestalt-terapia é ainda ter o holismo como novo referencial epistemológico para as ciências biológicas
- Goldstein, destaca o holismo como a base estrutural para o pensamento organísmico.
Holismo ...
Holismo tem origem grega e significa Holos, inteiro, o todo.
É conseguir observar o todo em cada uma das partes.
Antes de se tornar uma maçã, passou por todas as fases do desenvolvimento, desde a semente até a fruta. Fruta de muitas simbologias, quando olhada no seu todo, como pecado, sedução, amor, paixão e conhecimento. Essas observações e associações da fruta, permitiu o olhar holístico sobre a maçã.
- Engloba todos os aspectos do ser humano como um todo: Físico, Psíquico, espiritual e Social.
O termo holismo foi criado por Jean Christian Smuts em 1926, devido ao seu livro "Holismo e Evolução". Filósofo , escritor e estadista sulafriacano (àfrica do Sul).
Na Gestalt-terapia foi uma grande influência devido a sua proximidade de Frederick Perls e Laura Perls. Para ele o processo evolutivo não só gerava o surgimento de novidade para coisas materiais, mas também mentais, da personalide humana, como novos valores morais, espirituais e religiosos.
Destacava que a formação da personalidade seria mais um caso representativo de uma tendencia de que a natureza tem que evoluir na direção da composição de todos e essa formação se dá desde a formação dos princípios inorgânicos, já que até o nível da criação espiritual envolvia esse processo.
Influências Orientais...
Paul Goodman trouxe seus conhecimentos da filosofia oriental para o grupo dos sete, sugerindo a a concentração no aqui e agora, enfatizando a importancia de não se separar cabeça e corpo no processo terapêutico.
A filosofia oriental teve grande importânica para a Gestalt-terapia como a ideia de um ponto zero é um conceito semelhante ao caminho do meio e as polaridades presentes na filosofia do Zen Budismo.
O conceito de vazio e fértil que seria um vazio fecundo de possibilidade e criativaidade que também surge da ligação das concepções do Zen Budismo e que Perls cita a compreensão oriental da criação do mundo a partir da noção de ninguém. "Deixe o caminho livre".
Perls fez uma viagem pelo Japão, com o propósito da busca pelo "satori" que para a cultura japonesa, significa ser consciência. desperto, orientado, passando a utilizar termos orientais como maio (como o mundo da ilusão).
Além disso,fez críticas ao Zen Budismo percebendo que se tratava de uma religião sem Deus, embora se curvassem em frente ao Buda. Criticou a Yoga e a Meditação disse: "a mediatação e a Yoga nem trepa nem sai de cima" (parece uma direção da catototnia, como distúrbio mental ou algo do tipo.
TEORIA ORGANÍSMICA
- O organismo é só uma unidade e o que ocorre em uma parte afeta o todo.
- O único motivo do organismo é a autorrealização, e por isso, qualquer manifesdtação organísmica de desejo ou necessidade é pura expressão dessa possibilidade derealizá-la.
- Fundamentos segundo Goldstein...
- possui caráter interacional do ser humano em relação ao contexto que o cerca.
- considerava o homem uma totalidade sempre diferente do que a mera soma das suas funções.
- pensava o homem como um organismo sempre em relação com o meio, o contexto geográfico, sociocultural e físico do qual é um elemento indissociável.
- Chamou esse método de compreensão do homem como totalidade de método holístico per se.
- afirmou que a lei que regeria o funcionamento dos organismos seria a lei da autorregulação organísmica, por meio de uma tendência do organismo de se autoatualizar.
- a autorregulação organísmica como uma lei regedora do funcionamento do organismo.
"O conceito de organismo de Goldstein o descrevia como uma unidade interacional na qual dentro e fora são meras abstrações, dando-se a autorregulação no entre, como um fenômeno de fronteira."
- O conceito de organismo de Goldstein o descrevia como uma unidade interacional na qual dentro e fora são meras abstrações, dando-se a autorregulação no entre, como um fenômeno de fronteira.
"Pinto (2009, p. 81), referindo-se à visão gestáltica, diz que esta “entende o ser humano como um todo unificado, ou seja, por um lado, uma unidade psique-corpo-espírito e, por outro, uma unidade indivíduo-meio”.
- O pensamento organísmico-holístico indica um funcionamento absolutamente integrado entre mente, corpo e meio.
- A visão de homem e de mundo adotada na Gestalt-terapia pensava todo e qualquer ser humano como um organismo holisticamente guiado e em processo autorregulador. (Perls)
- O sintoma é uma tentativa primeira de adaptação do organismo diante das prioridades que este discrimina no seu momento atual e a busca de atender a elas, da melhor forma possível, na negociação necessária com as condições existentes no meio.
expressa na noção de campo organismo-ambiente."
Gestalt-terapia, pensa o homem "como um sistema complexo, em permanente interação entre suas partes e o contexto e, portanto, em contínua transformação.
Delacroix destaca que, com isso, quando pensamos no processo de crescimento e maturação do ser humano, esse crescimento se dá em todos os aspectos que compõem essa globalidade de ser homem e também na inter-relação com o campo.
Referência:
FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima. Gestalt-terapia fundamentos epistemológicos e influÊncias filosóficas. Coleção Gestalt-terapua fundamentos e práticas. Summus Editorial. São Paulo, 2013. Capítulo 8 : A Gestalt-terapia holística, oranísmica e ecológica.
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