1. TEMA
Crianças em situação de rua.
2.
QUESTÃO NORTEADORA
Como acontece o desenvolvimento biopsicossocial das crianças em situação
de rua no contexto da sociedade brasileira
O presente projeto
visa identificar o perfil biopsicosocial das crianças em situação de rua,
possibilitando pois, o conhecimento do ser humano a partir da observação e
compreensão da necessidade de despertar a mobilização de movimentos sérios, voltados
para a conscientização e desenvolvimento de políticas públicas que possibilitem
o acolhimento adequado dessas crianças, garantindo-lhes integridade física,
psíquica e emocional, ao longo da vida.
Percebe-se,
portanto, que é importante a execução do projeto em questão, visto que o mesmo
contempla assuntos relevantes para a igualitariedade social, no sentido de
promover o desenvolvimento da personalidade infantil para crianças em situações
de rua, possibilitando uma saúde mental mais equilibrada e um futuro melhor.
OBJETIVO
GERAL
Identificar o perfil
biopsicossocial das crianças em situação de rua, a partir do enfrentamento aos
desafios da sociedade brasileira em que vive.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Investigar
e relatar as particularidades e vivências que afetam diretamente no
desenvolvimento infantil, dificultando formação da personalidade dessas
crianças, tendo em vista a obtenção do conhecimento a respeito da infância em
ambientes precários, ou seja, crianças em situação de rua no contexto da
sociedade brasileira.
·
Apresentar
as políticas públicas para a proteção à criança oferecidas pelo estado, e
demonstrar o porquê delas não conseguir garantira sua efetiva realização.
·
Mostrar o desenvolvimento das crianças em
situação de rua nos processos de aquisição de linguagem, aprendizagem,
inteligência e afetividade.
·
Identificar
o que a população pensa a respeito da criança em situação de rua, com a
finalidade de conscientizar as pessoas comuns sobre a responsabilidade social
que o problema abarca.
·
Promover uma campanha pública nas redes sociais
que demonstrem quais são os direitos das crianças garantidos por lei, com a
finalidade de chamar a atenção do público e das autoridades competentes para
amenizar o problema em questão.
5. METODOLOGIA
Inicialmente, será feito um
levantamento bibliográfico sobre o processo de desenvolvimento da aquisição de
linguagem, aprendizagem e inteligência das crianças em situação de rua, no
contexto da sociedade brasileira.
Em seguida, ocorrerá a elaboração de um questionário para ser levado a
campo, onde será realizada a entrevista com profissionais de uma instituição
voltada para o acolhimento de crianças de rua.
Serão entrevistadas pessoas no Parque Municipal de Salvador, para saber a
opinião do senso comum sobre essa problemática; conscientizando por meio de
explicações, sobre a importância das políticas públicas para a proteção dessas
crianças, bem como chamar a atenção de que a esmola não resolve o problema e
atentar para a responsabilidade da Família, da Sociedade e do Estado frente a
essa questão social.
Finalizar-se-á com uma apresentação
pública no auditório da FTC, na qual terá um documentário mostrando as
entrevistas realizadas com o senso comum e os profissionais da área.
O nosso legado social será
realizado através de publicações de conscientização sobre a importância das
garantias dos direitos da criança, na rede social mais acessada atualmente: o
Instagram.
6.
CRONOGRAMA
Atividades / Período
|
Mar/19
|
Abr/19
|
Mai/19
|
Jun/19
|
Tema
e Questão norteadora
|
x
|
|
|
|
Questão
Norteadora
|
x
|
|
|
|
Justificativa
|
x
|
|
|
|
Objetivo
Geral
|
x
|
|
|
|
Objetivos
Específicos
|
x
|
|
|
|
Metodologia
|
x
|
|
|
|
Cronograma
|
x
|
|
|
|
Referências
|
x
|
|
|
|
Entregar Ciclo I
|
29/03
|
|
|
|
Pesquisas
Teóricas de Desenvolvimento Humano e Personalidade
|
|
x
|
|
|
Entrevista
com profissionais que lidam com crianças de rua.
|
|
x
|
|
|
Pesquisa
sobre as políticas públicas que garantem os direitos dessa criança e
identificar a sua ineficácia.
|
|
x
|
|
|
Fazer
pesquisa de campo com a população.
|
|
x
|
|
|
Entregar Ciclo 2 – Artigo Científico
|
|
|
06
a 17/05
|
|
Preparar
Apresentação pública do PI
|
|
|
01 a 26/05
|
|
Ciclo 3- Apresentação Pública
|
|
|
27
a 31/05
|
|
Feedback
do PI-II
|
|
|
|
x
|
REFERÊNCIAS
·
CAMPOS, Tatiane Neme; PRETTE, Zilda Aparecida
Pereira; PRETTE, Almir Del. (Sobre)vivendo
nas ruas: habilidades sociais e valores de crianças e adolescentes. 1a
edição. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v13n3/v13n3a19.pdf.
Acesso em: 12.03.2019.
·
DANNA, M.F. MATOS, M.A. Ensinando Observação. 2ª ed. São Paulo. Editora EDICON. 1986.
· DE
SOUZA, Leiliana Aparecida; FRANCO, M, S Luciana. A psicologia e a população em situação de rua. 1ª ed. Belo
Horizonte. Conselho regional de psicologia Minas Gerais
·
GIL, A. C. Como
elaborar projeto de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
·
GONTIJO, Daniela Tavares; MEDEIROS, Marcelo.
Et.al. Crianças e adolescentes em
situação de rua: contribuições para a compreensão dos processos de
vulnerabilidade e desfiliação social. 2006. Disponível em:
https://www.scielosp.org/article/csc/2009.v14n2/467-475/pt/. Acesso em:
12.03.2019
·
PAPALIA, D.E. FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre. Editora ABDR.2013.
·
SARMENTO, Manuel Jacinto; MARCHI; Rita de Cássia.
Et.al. Radicalização da infância na
segunda modernidade: para uma sociologia da infância crítica. Dilemas, debates
e impasses contemporâneos na sociologia da infância (SI). Infância
contemporânea e agenda de pesquisa. A “não-criança”. A radicalização da
infância contemporânea ou o “esgotamento” de um modelo. Linhas de
desenvolvimento para uma sociologia da infância crítica. 2008. Disponível em:
https://journals.openedition.org/configuracoes/498. Acesso em: 12.03.2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário