Modo Causal de Seleção por Consequência - Behaviorismo Radical de Skinner - Aula de 10/09/19





Esse modo causal por consequência explica, como vai se explicar o comportamento.
  • O homem é tido como palco das interações, deixando de ser o centro desse palco.
  • Skinner fala que não existe livre-arbítrio, porque ninguém é livre para fazer o que quer, como quer, na hora que quer, e do jeito que se quer.
  • Afirma que somos controlados o tempo todo. Não há liberdade com ausência de controle. Toda escolha é feita sob influência de sua história, que vai ditar esse suposto controle. Portanto, são as contingências que te cercam que vão te levar a agir de tal forma.
  • O controle pode ser bom ou ruim, por reforço positivo ou reforço negativo.
  • O analista comportamental deve identificar quais controles são esses, a partir do modelo de Condicionamento Operante.         

  •            S                -     R                  C                          ESTÍMULO    RESPOSTA           CONSEQUÊNCIA
          

Ex: Comprei pasteis (R), e gostei muito(C). Essa consequência vai retroagir como (S) Estímulo para que o meu comportamento volte a se repetir. (REFORÇO POSITIVO), pois já que gostei muito, é provável que eu volte a comprar os pastéis.

ORIGEM DO MODELO CAUSAL
  • Pela filogenia, o ambiente seleciona os mais aptos - Darwinismo - Organismos mais adaptados é que sobrevivem. Variações diferentes faz algumas espécies se adaptarem melhor. Nem sempre o mais forte é o que sobrevive. Sobrevive o que se adapta melhor.
  • Skinner traz uma Teoria Individual específica para determinado organismo.
  • Admite a multicausalidade. Não é mecanicista, portanto, não busca uma causa específica para o comportamento.
  • Autoconhecimento é comportamento e o analista pode ajudar o cliente desenvolver esse repertório.
  • FILOGÊNESE - DARWIN - SELEÇÃO NATURAL
  • ONTOGÊNESE - CONDICIONAMENTO OPERANTE - são os fatos, comportamentos que  decidirão quando vai se comportar. 
          Ex: Deve-se dizer:A criança está fazendo birra porque ganhou atenção.
                                             comportamento                              contingência reforçadora
  • O comportamento ocorre, porque já houve o reforço antes. Para mudar um comportamento, preciso mudar as consequências e o contexto em que ele acontece.
CARACTERÍSTICAS DO MODELO DE CONSEQUÊNCIAS
  1. FILOGÊNESE - Aspectos Orgânicos. Comportamentos Inatos com valor de sobrevivência da espécie, trazendo vantagem evolutiva, e por isso, perpetuaram. Exemplo: luz nos olhos, retrai a pupila de qualquer um; comer; beber, etc. Olhar para o todo. História Evolucionária das Espécies. Abrange comportamentos de efeito manada. Ex: se todos começam a correr em uma direção, você acaba correndo também, mesmo sem saber o motivo. O repertório filogenético só é útil se o ambiente permanecer constante. Se muda, pode não ser mais adaptativo. A imitação e modelação filogenética, corresponde  a comportamentos da espécie e passados de espécie e espécie. Ex.: Passarinho ensina seu filhote a bater asas e voar. Se não houver o modelo ensinado, o comportamento não é aprendido. O Condicionamento respondente pega o reflexo inato, e transfere para estímulos teoricamente, que passam a ser chamados de estímulos condicionados. SUA FALHA é que só serve em ambientes constantes. na transição desta para a Ontogênese ocorre o CR - Comportamento Respondente, onde deixa de ser visto como espécie e passa a ser visto como indivíduo.
  2. ONTOGÊNESE - Aspectos Individuais. Condicionamento Operante do Indivíduo. Está nas diferenças entre os sujeitos, no processo de individuação. Sujeito único. História de aprendizagem do indivíduo. SUA FALHA é admitir as mudanças do ambiente e prepara o indivíduo para se comportar no ambiente pelo condicionamento operante. logo está suscetível ao antagonismo dos comportamentos, exigindo a imediaticidade do reforço, onde o tempo e a qualidade dos reforços interferem no comportamento. Ex: Ganhar 1 sonho de valsa agora ou  1 caixa de chocolate no fim de semana? O comportamento pode ser aprendido através do comportamento dos outros. A seleção ocorre no acaso, deve esperar o acaso ocorrer.
  3. CULTURA - Aspectos Culturais. Sua cultura. Comportamento Verbal, capaz de transmitir mensagem através da linguagem escrita, gestual. Tem como produto o SELF que é autoconhecimento. As pessoas se reconhecem a partir do outro que está inserido em sua própria cultura.  Onde está a inconsciência. Estuda a consciência dos sonhos por que são formas privadas de comportamentos para Skinner. Não considera isso como estudo psíquico e sim como comportamento. Para Skinner o produto desse terceiro nível é a variação que chamou de Self.
DIFERENÇA ENTRE CONDICIONAMENTO OPERANTE E RESPONDENTE

Para ser Operante está sob efeito ou influencia de consequências passadas.
  • Ex: Toda vez que chego perto da coleira(CO), o cachorro vai pra junto achando que vai passear.
Para ser Respondente é preciso haver um reflexo inato envolvido no comportamento.
  • Ex: Toda vez que ouço essa música, fico arrepiado (CR), porque lembro de quando faço sexo com fulana, pois ela sempre coloca essa música.
REFORÇO POSITIVO - Acrescenta algo positivo e mantém a pessoa se comportando. Produz prazer.
Exemplo: vou chegar no horário do trabalho, para receber elogio do chefe.

REFORÇO NEGATIVO - Retira algo negativo e mantém também a pessoa se comportando. Produz Alívio.
Ambos aumentam a probabilidade do comportamento ocorrer.
Exemplo: Vou chegar no horário do trabalho, para não receber bronca do chefe.

PUNIÇÃO - Forma de aprendizagem do comportamento por consequência, através do controle aversivo da mesma. Tem a função de diminuir a probabilidade do comportamento voltar a se repetir. Pode ser:

  • Punição Positiva - quando um comportamento acrescenta um estímulo aversivo. 
Exemplo: chegar atrasado no trabalho e receber uma advertência formal do chefe.
  • Punição negativa - quando o comportamento retira um estímulo agradável.
Exemplo:  chegar atrasado no trabalho, e não receber elogio do chefe.

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