Conceito:
É uma técnica de estudo que inclui pesquisa,
discussão e debate. (MARCONI;LAKATOS.2009, pg.35)
Finalidade:
É pesquisar e ensinar a pesquisar.
Objetivo:
Desenvolver a capacidade de pesquisa, de
análise sistemática dos fatos, mas também, o hábito do raciocínio, da reflexão,
possibilitando a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.
Estrutura e
funcionamento:
Individual – um único estudante apresenta.
Grupal – entre 5 a 12 estudantes para
apresentar.
Professor- cabe introduzir o assunto mais
amplo, e fazer a apreciação do trabalho, além de chegar às conclusões finais.
Modalidades
de seminários em grupos:
1) Alguém escolhido no grupo faz a exposição individualmente, ou inicia
por um do grupo e vai passando a palavra, porém, as discussões devem abranger todos os integrantes do grupo.
Pode
escolher alguém para “crítico questionador”,
para aprofundar melhor o assunto.
2) Com todo o grupo. Divide o tema geral e
distribui subtemas que deverão ser aprofundados por seus respectivos grupos.
No final, faz-se
os debates e questionamentos a respeito, chegando-se às conclusões. O professor
poderá auxiliar.
Duração de um seminário:
Horário de aula
ou não deve ultrapassar 3 hs de seminário.
Componentes de um seminário:
· Coordenador-geralmente o professor ou alguém designado na
equipe. Cabe a ele propor temas e
referências bibliográficas.
· Organizador
– somente em grupo, divide as tarefas, marca
reuniões, coordena pesquisa, etc.
· Relator(es)
– expõe os resultados dos estudos. Pode ser um
ou vários.
· Secretário- estudante designado para anotar conclusões
parciais ou totais, após debate.
· Comentador- um estudante ou um grupo específico. Interfere
somente quando se deseja um aprofundamento crítico dos trabalhos. Deve estudar
antes.
· Debatedores- demais alunos, fazendo perguntas, pedindo
esclarecimentos.
Etapas de um seminário:
1) Professor propõe determinado estudo, indica
bibliografia, forma os grupos, escolhe comentador e secretário.
2) Grupo escolhe organizador, quantos relatores,
divide tarefas
3) Determinar tema central
4) Dividir tema em tópicos
5) Analisar material coletado
6) Síntese de ideias de diferentes autores
7) Resumo visando a exposição.
a. Introdução – breve exposição do tema central
b. Desenvolvimento – apresentação das partes numa
sequência organizada, envolvendo explicação, discussão e demonstração.
c. Conclusão – síntese de toda reflexão,
contribuições do grupo.
d. Bibliografia
8) Reunião final para ajustes finais
9) Relator apresenta resultado de estudos.
10) Comentador intervém com objeções, subsídios e
críticas.
11) Participação da classe, questionamentos.
12) Coordenador faz uma síntese de encerramento.
Procedimentos
em Seminário:
1) Preparação -1 semana de antecedência.
2) Roteiro – Não deve ser mero resumo ou síntese,
mas expressar o que foi aprendido, apontamento didático para consulta.
3) Avaliação – deve abranger: exatidão na matéria;
planejamento; adequação da matéria; qualidade da exposição; recursos audiovisuais.
Referências Bibliográficas:
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos de metodologia
científica. 6ª edição. Editora atlas. São Paulo, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário