Diretrizes metodológicas para leitura



A leitura constitui-se fator decisivo para o estudo, viabilizando:

·       Ampliar conhecimento;
  • ·       Obter informações básicas e específicas;
  • ·       Abertura de novos horizontes para a mente;
  • ·       Sistematização do pensamento;
  • ·       Enriquecimento do vocabulário;
  • ·       Melhor entendimento do conteúdo.


LER significa CONHECER, INTERPRETAR, DECIFRAR, DISTINGUIR os elementos mais importantes dos secundários, utilizando-os como fonte do ideias e do saber.

A busca do material adequado deve ser feita a partir da análise dos seguintes tópicos:

  • ·       Título – assunto ou intenção do autor
  • ·       Data da publicação – informa a atualidade e aceitação
  • ·       Orelha ou contracapa – indicação da obra ao público e qualificação do autor
  • ·       Índice ou sumário – tópicos e divisões dos assuntos abordados na obra.
  • ·       Introdução, prefácio – indícios sobre os objetivos e metodologia.
  • ·       Bibliografia – dá uma ideia de obras consultadas e suas características.


Para se ter uma LEITURA PROVEITOSA, necessário alguns aspectos:

  • ·       Atenção – buscando entendimento, assimilação e apreensão do conteúdo.
  • ·       Intenção – interesse ou propósito de conseguir algum proveito intelectual.
  • ·       Reflexão -  consideração e ponderação sobre o que se lê.
  • ·       Espírito crítico – avaliação do texto, julgamento, comparação, aprovação ou não, etc.
  • ·       Análise – Divisão de tema em partes e relação entre eles.
  • ·       Síntese – resumos do que é essencial.


A leitura de estudo ou informativa visa a coleta de informações para determinado propósito cujos objetivos são:
  • ·       Certificar-se do conteúdo
  • ·       Correlacionar dados coletados: teoria em relação ao problema.
  • ·       Verificar a validade das informações.


FASES ou ETAPAS da LEITURA INFORMATIVA
  • ·       De reconhecimento ou prévia – leitura rápida a fim de procurar o assunto interessado. Olha-se índice ou sumário.
  • ·       Exploratória ou pré-leitura – leitura de sondagem para localizar as informações, uma vez que já se tem conhecimento de sua existência. Verifica-se página de rosto, introdução, prefácio, orelha, contracapa, bibliografias e notas de rodapé.
  • ·      Seletiva – visa selecionar informações mais importantes relacionadas ao problema em questão. Consiste em eliminar o supérfluo e se concentrar em informações verdadeiramente pertinentes ao problema.
  • ·       Reflexiva – leitura mais profunda. Reconhece e avalia as informações, intenções e propósitos do autor. Identificar frases-chaves para saber o que o autor afirma.
  • ·       Crítica – Avalia informações do autor. Implica saber escolher e diferenciar as ideias principais das secundárias, hierarquizando-a pela ordem de importância. Identificar ideias do autor, e compreender o que, e o porquê de suas proposições.
  •       Interpretativa – relaciona as afirmações do autor com os problemas.  
  •          Explicativa – intuito de verificar os fundamentos de verdade enfocados pelo autor.

Fonte: MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. fundamentos de metodologia cientifica. Editora Atlas, São Paulo. 2009.

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