A leitura constitui-se fator
decisivo para o estudo, viabilizando:
·
Ampliar conhecimento;
- · Obter informações básicas e específicas;
- · Abertura de novos horizontes para a mente;
- · Sistematização do pensamento;
- · Enriquecimento do vocabulário;
- · Melhor entendimento do conteúdo.
LER significa CONHECER, INTERPRETAR, DECIFRAR,
DISTINGUIR os elementos mais
importantes dos secundários, utilizando-os como fonte do ideias e do saber.
A busca do material adequado
deve ser feita a partir da análise dos seguintes tópicos:
- · Título – assunto ou intenção do autor
- · Data da publicação – informa a atualidade e aceitação
- · Orelha ou contracapa – indicação da obra ao público e qualificação do autor
- · Índice ou sumário – tópicos e divisões dos assuntos abordados na obra.
- · Introdução, prefácio – indícios sobre os objetivos e metodologia.
- · Bibliografia – dá uma ideia de obras consultadas e suas características.
Para
se ter uma LEITURA PROVEITOSA, necessário
alguns aspectos:
- · Atenção – buscando entendimento, assimilação e apreensão do conteúdo.
- · Intenção – interesse ou propósito de conseguir algum proveito intelectual.
- · Reflexão - consideração e ponderação sobre o que se lê.
- · Espírito crítico – avaliação do texto, julgamento, comparação, aprovação ou não, etc.
- · Análise – Divisão de tema em partes e relação entre eles.
- · Síntese – resumos do que é essencial.
A leitura de estudo ou informativa visa a coleta de informações para determinado
propósito cujos objetivos são:
- · Certificar-se do conteúdo
- · Correlacionar dados coletados: teoria em relação ao problema.
- · Verificar a validade das informações.
FASES ou ETAPAS da LEITURA INFORMATIVA
- · De reconhecimento ou prévia – leitura rápida a fim de procurar o assunto interessado. Olha-se índice ou sumário.
- · Exploratória ou pré-leitura – leitura de sondagem para localizar as informações, uma vez que já se tem conhecimento de sua existência. Verifica-se página de rosto, introdução, prefácio, orelha, contracapa, bibliografias e notas de rodapé.
- · Seletiva – visa selecionar informações mais importantes relacionadas ao problema em questão. Consiste em eliminar o supérfluo e se concentrar em informações verdadeiramente pertinentes ao problema.
- · Reflexiva – leitura mais profunda. Reconhece e avalia as informações, intenções e propósitos do autor. Identificar frases-chaves para saber o que o autor afirma.
- · Crítica – Avalia informações do autor. Implica saber escolher e diferenciar as ideias principais das secundárias, hierarquizando-a pela ordem de importância. Identificar ideias do autor, e compreender o que, e o porquê de suas proposições.
- Interpretativa – relaciona as afirmações do autor com os problemas.
- Explicativa – intuito de verificar os fundamentos de verdade enfocados pelo autor.
Fonte: MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. fundamentos de metodologia cientifica. Editora Atlas, São Paulo. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário