PROJETO INTEGRADOR
CICLO I
1. TEMA
Eu adulto, Bem-me-quero na terceira
idade.
2. QUESTÃO NORTEADORA
Quais
os principais impactos biopsicossociais e cognitivos, que influenciam em uma
vida de qualidade na transição adulto-idoso no século XXI?
Conforme dados divulgados pela ONU
(Organização das Nações Unidas) em 11/11/2014, a Organização Mundial de Saúde
(OMS) afirma que terá 2 bilhões de idosos em 2050, e complementa que,
envelhecer bem deve ser prioridade global. Por esta razão, é de grande
importância para a promoção de uma vida de qualidade na velhice, o conhecimento
e o entendimento de como os impactos biopsicossociais e cognitivos interferem
na vida do indivíduo. (PAPALIA;FELDMAN.2013).
Levando-se
em consideração que essa fase de transição do desenvolvimento humano provoca
mudanças significativas no indivíduo como a aceitação do próprio eu, as
mudanças nos seus papeis sociais e também familiares, surge a necessidade de
identificar quem foi o adulto, que hoje vive uma vida de qualidade na velhice.
Importante ressaltar que a sociedade
também se modifica e novos conceitos sobre o envelhecer, novas formas de pensar:
como o cuidado da saúde psicológica e estética, novas carreiras e novas
configurações familiares, por exemplo, impactam na visão do que é uma vida de
qualidade e de como cada um a vive ou busca viver.
Destaca-se, como relevância social a
necessidade de se identificar os aspectos que contribuem para promover uma vida
de qualidade, na transição adulto-idoso, enfatizando como a Psicologia enquanto
profissão e ciência, pode contribuir para essa vida de qualidade, na integração
desse indivíduo junto à Sociedade.
2. OBJETIVO GERAL
Evidenciar como o psicólogo pode
contribuir para uma vida de qualidade no processo de envelhecimento, no século
XXI.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Evidenciar quais as
contribuições que as teorias do desenvolvimento humano de Henri Wallon e Erik
Erikson trouxeram para a compreensão atual acerca do processo de envelhecimento.
·
Demonstrar como as
políticas públicas atuais, podem promover uma vida de qualidade, do ponto de
vista da saúde mental na transição adulto-idoso.
·
Identificar a visão da
sociedade em relação ao processo de envelhecimento, e seus impactos biopsicossociais.
·
Apresentar como a memória e
as funções executivas funcionam no processo de transição do adulto para o idoso
na era pós-moderna.
·
Investigar como o
envelhecimento afeta a percepção que o indivíduo tem de si, no seu sistema
familiar.
·
Identificar os fatores que
levam o indivíduo a se comportar na idade adulta em benefício de uma vida de
qualidade, aumentando a probabilidade desses comportamentos na terceira idade.
4. METODOLOGIA
A equipe
desse Projeto Integrador, se organizou em 6 subgrupos e 1 equipe articuladora,
dada a diversidade e tamanho da turma. Esse método, possibilitou uma melhor
divisão das pesquisas no que diz respeito aos objetivos específicos e o
desenvolvimento de todo o conteúdo, integrando-o com as respectivas disciplinas.
O Tema,
Questão Norteadora, Objetivo Geral, Metodologia foram elaborados junto a turma,
em sala, durante a disciplina do PI.
No Ciclo I,
cada subgrupo ficou a responsabilidade de elaborar um objetivo específico,
integrando com a disciplina correspondente a cada grupo. À Equipe Articuladora
coube a responsabilidade de elaborar a justificativa, o cronograma, articular
os conteúdos, observando ortografia, coerência dos termos e cronologia.
O
levantamento bibliográfico sobre Adulto e Idoso, e processo de envelhecimento,
foi feita através da internet, em artigos e relatórios técnicos estatísticos, como
fonte de pesquisa primária e em livros recomendados pelos professores das
disciplinas, como fonte de pesquisa secundária. A turma pesquisou em
livros, revistas e base de dados eletrônicas como o Scielo, Google Acadêmico e
PePSIC; utilizando como palavras-chaves: Velhice, idoso, envelhecimento, transição
adulto-idoso, teorias de desenvolvimento,
O Projeto contempla pesquisas de ordem
qualitativa e quantitativa, que serão aplicadas, uma online, e outra em campo. Serão elaborados três diferentes tipos de
questionários a serem aplicados nas seguintes pesquisas:
Um
questionário a ser aplicado na pesquisa on-line, tem por objetivo saber qual a
percepção da sociedade brasileira sobre o processo de envelhecimento,
contemplando todo e qualquer cidadão, de qualquer faixa etária. Um outro
questionário a ser aplicado na pesquisa de campo aplicada em visita a uma
Instituição que abriga idosos, a ser designada no próximo dia 16/09/19, com a
finalidade de constatar os impactos que afetam a vida de qualidade desse idoso.
Um terceiro questionário a ser aplicado ao adulto, na faixa etária de 45 a 65
anos de idade, em pesquisa de campo, feita em vias públicas, que tem por
finalidade identificar os principais impactos biopsicossociais e cognitivos,
que influenciam em uma vida de qualidade na transição adulto-idoso no século
XXI.
Será deixado
como legado social, em devolutiva aos adultos, que serão contemplados nas
pesquisas em vias públicas, a entrega de folders informativos a respeito
do processo de envelhecimento. Já na Instituição a ser visitada, será promovida
ação social, com atividades que promovam bem-estar e momentos de alegria aos
idosos presentes.
Por fim, será
realizada uma apresentação pública no auditório da FTC, a fim de compartilhar
todo o aprendizado adquirido com as pesquisas que contemplam a transição
adulto-idoso.
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