Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical - Aula 03/09/2019 Psicologia Comportamental

Ambos:

  • Estudam o comportamento por si mesmo.
  • Opõem-se ao Mentalismo
  • Admite o evolucionismo biológico.
  • Adota o determinismo materialístico
  • Usa procedentes objetivos na coleta de dados
  • Rejeita a Introspecção
  • Realiza a experimentação.
Behaviorismo Metodológico - Watson:
  • Realiza testes de hipóteses, com grupo de controle que aprove e compactue da mesma percepção do indivíduo que destoa do grupo.
  • Compara-se o indivíduo com o grupo do qual ele destoa.
  • Observação consensual. alguém precisa validar o que observo.
  • Considera COMPORTAMENTO somente o que todos podem observar igualmente, consensualmente.
  • É mecanicista - Explica o comportamento através do ESTÍMULO(S) - RESPOSTA (R)
  • Admite duas NATUREZAS DO COMPORTAMENTO:

    1. MENTAL - Não nega a existência, mas afirma que não pode estudá-la, pois a subjetividade não é observável.
    2. FÍSICA - Pode estudá-la, tudo que é físico pode ser observado.
  • Influenciado pelo Operacionismo, Positivismo, só vai admitir como comportamento, o que puder ser observado por outras pessoas também.
  • Admite somente a NATUREZA FÍSICA,  por isso, não estuda a mente, não aceita estudar eventos internos.
Behaviorismo Radical- Skinner:
  • Para analisar o comportamento de "João", é preciso analisar a história de vida dele até o momento presente, em que se observa determinado comportamento.
  • O indivíduo é analisado na sua individualidade e não necessita de consenso entre os observadores. Não precisa que ninguém valide o que o analista observa.
  • Só posso comparar "João" com ele mesmo, a partir de sua história de vida. Não se pode compará-lo com ninguém.
  • É determinista - Explica o comportamento levando em consideração o contexto da história, se atendo á individualidade do sujeito, REFORÇO(R) - CONSEQUÊNCIA (C)
  • 98% do REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL é aprendido - CONDICIONAMENTO OPERANTE.
  • Repertório Comportamental inclui pensamentos, sentimentos, o estado que a pessoa está, o que fala, como fala. - TUDO É COMPORTAMENTO.
  • Leva em conta as CONTINGÊNCIAS que levariam a pessoa a se comportar de tal forma.
  • Na condição de REFORÇO(R) - CONSEQUÊNCIA (C), dependendo das consequências que o comportamento tiver, ela vai retroagir sobre o comportamento reforçador, podendo este, se repetir ou não. Se a consequência for positiva, o comportamento tende a se repetir. Se a consequência for negativa, o comportamento tende a se extinguir.
  • Observa o comportamento na interação do indivíduo com o meio ambiente, sua história e sua cultura.
  • AEC - Análise Experimental do Comportamento
  • AAC - Análise Aplicada do Comportamento
  • Também usa  o Estímulo(E) - Resposta (R), porém, com diferentes conceitos:
          ESTÍMULOS ANTECEDENTES - as causas, o que motivou antes do comportamento.
          ESTÍMULOS RESPONDENTES - o que vem após o estímulo antecedente, como resposta.
          ESTÍMULOS CONSEQUENTES - derivado da resposta.
  • Analisa o comportamento à partir de três características, admite portanto, a multicausalidade:
  1. FILOGÊNESE - Aspectos Orgânicos. Comportamentos Inatos com valor de sobrevivência da espécie, trazendo vantagem evolutiva, e por isso, perpetuaram. Exemplo: luz nos olhos, retrai a pupila de qualquer um; comer; beber, etc. Olhar para o todo. História Evolucionária das Espécies.
  2. ONTOGÊNESE - Aspectos Individuais. Condicionamento Operante do Indivíduo. Está nas diferenças entre os sujeitos, no processo de individuação. Sujeito único. História de aprendizagem do indivíduo.
  3. CULTURA - Aspectos Culturais. Sua cultura. Comportamento Verbal, capaz de transmitir mensagem através da linguagem escrita, gestual. Tem como produto o SELF que é autoconhecimento. As pessoas se reconhecem a partir do outro que está inserido em sua própria cultura. 
  • Os aspectos culturais abrangem comportamentos que podem ou não ser reforçados e/ou punidos, por um grupo de pessoas em um ambiente.
  • Não se deve acreditar no comportamento verbal, é preciso buscar as "contingências" para explicar o comportamento que se apresenta hoje, e contextualizar para compreendê-lo.
  • Skinner estuda os eventos internos também, incluindo-os legitimamente dento do campo de estudo da Psicologia, de uma ciência do comportamento.
  • Não admite comportamento sem contexto.
  • O comportamento verbal é o principal meio para se entender o ser humano.
  • CONTINGÊNCIA é: S - R - C (ESTÍMULO ANTECEDENTE-ESTÍMULO RESPONDENTE-ESTÍMULO CONSEQUENTE). Na prática, esse comportamento não ocorre de forma linear assim. Esse modelo é uma análise única, que exclui o ambiente, a história de vida e a cultura do sujeito. 
  • A linha de base para a terapia no behaviorismo Radical é iniciar à partir da história de vida do cliente.
  • O organismo é o palco onde as interações do comportamento-ambiente acontecem.
  • É RADICAL em dois aspectos:
  1. NEGA ABSOLUTAMENTE, RADICALMENTE a existência de algo que escapa ao mundo físico, que não tenha uma existência identificável no espaço e no tempo.(Ex: mente, consciência, cognição), por isso, nega a existência da mente, mas aceita estudar eventos internos.
  2. ACEITA RADICALMENTE, INTEGRALMENTE todos os fenômenos comportamentais.
  • REFORÇO POSITIVO - Espera-se que o comportamento volte a se repetir.
  • REFORÇO NEGATIVO - Espera-se que o comportamento não volte a se repetir.


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