Ambos:
- Estudam o comportamento por si mesmo.
- Opõem-se ao Mentalismo
- Admite o evolucionismo biológico.
- Adota o determinismo materialístico
- Usa procedentes objetivos na coleta de dados
- Rejeita a Introspecção
- Realiza a experimentação.
Behaviorismo Metodológico - Watson:
- Realiza testes de hipóteses, com grupo de controle que aprove e compactue da mesma percepção do indivíduo que destoa do grupo.
- Compara-se o indivíduo com o grupo do qual ele destoa.
- Observação consensual. alguém precisa validar o que observo.
- Considera COMPORTAMENTO somente o que todos podem observar igualmente, consensualmente.
- É mecanicista - Explica o comportamento através do ESTÍMULO(S) - RESPOSTA (R)
- Admite duas NATUREZAS DO COMPORTAMENTO:
- MENTAL - Não nega a existência, mas afirma que não pode estudá-la, pois a subjetividade não é observável.
- FÍSICA - Pode estudá-la, tudo que é físico pode ser observado.
- Influenciado pelo Operacionismo, Positivismo, só vai admitir como comportamento, o que puder ser observado por outras pessoas também.
- Admite somente a NATUREZA FÍSICA, por isso, não estuda a mente, não aceita estudar eventos internos.
Behaviorismo Radical- Skinner:
- Para analisar o comportamento de "João", é preciso analisar a história de vida dele até o momento presente, em que se observa determinado comportamento.
- O indivíduo é analisado na sua individualidade e não necessita de consenso entre os observadores. Não precisa que ninguém valide o que o analista observa.
- Só posso comparar "João" com ele mesmo, a partir de sua história de vida. Não se pode compará-lo com ninguém.
- É determinista - Explica o comportamento levando em consideração o contexto da história, se atendo á individualidade do sujeito, REFORÇO(R) - CONSEQUÊNCIA (C)
- 98% do REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL é aprendido - CONDICIONAMENTO OPERANTE.
- Repertório Comportamental inclui pensamentos, sentimentos, o estado que a pessoa está, o que fala, como fala. - TUDO É COMPORTAMENTO.
- Leva em conta as CONTINGÊNCIAS que levariam a pessoa a se comportar de tal forma.
- Na condição de REFORÇO(R) - CONSEQUÊNCIA (C), dependendo das consequências que o comportamento tiver, ela vai retroagir sobre o comportamento reforçador, podendo este, se repetir ou não. Se a consequência for positiva, o comportamento tende a se repetir. Se a consequência for negativa, o comportamento tende a se extinguir.
- Observa o comportamento na interação do indivíduo com o meio ambiente, sua história e sua cultura.
- AEC - Análise Experimental do Comportamento
- AAC - Análise Aplicada do Comportamento
- Também usa o Estímulo(E) - Resposta (R), porém, com diferentes conceitos:
ESTÍMULOS ANTECEDENTES - as causas, o que motivou antes do comportamento.
ESTÍMULOS RESPONDENTES - o que vem após o estímulo antecedente, como resposta.
ESTÍMULOS CONSEQUENTES - derivado da resposta.
- Analisa o comportamento à partir de três características, admite portanto, a multicausalidade:
- FILOGÊNESE - Aspectos Orgânicos. Comportamentos Inatos com valor de sobrevivência da espécie, trazendo vantagem evolutiva, e por isso, perpetuaram. Exemplo: luz nos olhos, retrai a pupila de qualquer um; comer; beber, etc. Olhar para o todo. História Evolucionária das Espécies.
- ONTOGÊNESE - Aspectos Individuais. Condicionamento Operante do Indivíduo. Está nas diferenças entre os sujeitos, no processo de individuação. Sujeito único. História de aprendizagem do indivíduo.
- CULTURA - Aspectos Culturais. Sua cultura. Comportamento Verbal, capaz de transmitir mensagem através da linguagem escrita, gestual. Tem como produto o SELF que é autoconhecimento. As pessoas se reconhecem a partir do outro que está inserido em sua própria cultura.
- Os aspectos culturais abrangem comportamentos que podem ou não ser reforçados e/ou punidos, por um grupo de pessoas em um ambiente.
- Não se deve acreditar no comportamento verbal, é preciso buscar as "contingências" para explicar o comportamento que se apresenta hoje, e contextualizar para compreendê-lo.
- Skinner estuda os eventos internos também, incluindo-os legitimamente dento do campo de estudo da Psicologia, de uma ciência do comportamento.
- Não admite comportamento sem contexto.
- O comportamento verbal é o principal meio para se entender o ser humano.
- CONTINGÊNCIA é: S - R - C (ESTÍMULO ANTECEDENTE-ESTÍMULO RESPONDENTE-ESTÍMULO CONSEQUENTE). Na prática, esse comportamento não ocorre de forma linear assim. Esse modelo é uma análise única, que exclui o ambiente, a história de vida e a cultura do sujeito.
- A linha de base para a terapia no behaviorismo Radical é iniciar à partir da história de vida do cliente.
- O organismo é o palco onde as interações do comportamento-ambiente acontecem.
- É RADICAL em dois aspectos:
- NEGA ABSOLUTAMENTE, RADICALMENTE a existência de algo que escapa ao mundo físico, que não tenha uma existência identificável no espaço e no tempo.(Ex: mente, consciência, cognição), por isso, nega a existência da mente, mas aceita estudar eventos internos.
- ACEITA RADICALMENTE, INTEGRALMENTE todos os fenômenos comportamentais.
- REFORÇO POSITIVO - Espera-se que o comportamento volte a se repetir.
- REFORÇO NEGATIVO - Espera-se que o comportamento não volte a se repetir.
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