Atividade Diagnóstica Semana 6

Considerando os fundamentos da psicometria e origem dos testes psicológicos, assinale a opção correta.

 A)  No início dos estudos psicométricos, Galton foi o responsável pelo desenvolvimento das medidas em grupo e avaliação do desempenho acadêmico.

·      Investigou a noção de que os dons psicológicos tendem a se transmitir de geração a geração;

·     contribuiu de forma significativa para o campo da estatística e da mensuração psicológica;

·   primeiro a utilizar o método de estudo com gêmeos, tornando-se uma ferramenta de pesquisa primária em genética comportamental, prenunciando o desenvolvimento de testes de grupo já que era aplicado a classes inteiras;

·       para Francis Galton (biólogo inglês) à avaliação das aptidões humanas se dava por meio da medida sensorial, através da capacidade de discriminação do tacto e dos sons. 

·       criação de testes antropométricos para medida de discriminação sensorial (barras para medir a percepção de comprimento);

·       apito para percepção de altura do tom;

·       criação de escalas de atitudes (escala de pontos, questionários e associação livre); 

·       desenvolvimento e simplificação de métodos estatísticos (método da análise quantitativa dos dados coletados).

 B)  A análise fatorial múltipla embasou as pesquisas da denominada era dos testes de inteligência, que marcou os anos iniciais do século XXI. Século XX

 ·       A Década da Análise Fatorial (1930): por volta de 1920, segundo Pasquali (2003), diminuiu o entusiasmo pelos testes de inteligência, sobretudo por se demonstrar dependentes da cultura onde foram criados, o que contrariava a ideia de fator geral universal de Spearman. Kelley quebrou a tradição de Spearman em 1928, e foi seguido, na Inglaterra, por Thomson (1939) e Burt (1941), e nos EUA, por Thurstone. Este autor é relevante para época, em vista de que, além de desenvolver a análise fatorial múltipla, actuou no desenvolvimento da escala psicológica (Thurstone e Chave, 1929), tendo fundando, em 1936, a Sociedade Psicométrica Americana e a revista Psychometrika (Pasquali, 2003).

C) A psicometria origina-se da orientação mentalista (baseada em processos mentais) e da orientação psicanalítica.  

·       Embora os testes de inteligência de Binet tenham tido muito sucesso na Psicologia, não foi da sua orientação que se deu origem a Psicometria, ela teve origem no enfoque empirista da psicologia da época.

·       De um lado temos a psicologia alemã da introspecção, que estava interessada na experiência subjectiva e do outro lado, o empirismo inglês e norte-americano interessado no comportamento, bem como a escola (psicofísica) de Leipzig, que estudava os processos sensoriais.

·       De entre estas duas grandes orientações, uma (a psicologia introspectiva) caracterizava-se pelo uso de procedimentos meramente descritivos, enquanto que a outra (a psicologia de orientação empirista) se preocupava com procedimentos quantitativos (Pasquali, 2003).

·       De acordo com Pasquali (2003) a Psicometria (mais precisamente os testes psicológicos) poderia ter tido origem numa das duas situações bastante distintas acima referidas: a psicologia de orientação empirista ou a psicologia mentalista de Binet, na França.

·       Desta feita, Binet e Simon (1905) utilizavam processos mentais enquanto que Galton (1883), Spearman (1904b) e outros empiristas faziam uso de processos comportamentais, mais precisamente, sensoriais.

 D) O teste de inteligência de Binet foi fundamental para o desenvolvimento da psicometria devido ao seu caráter de quantificação pouco abrangente. 

·       Seus interesses estavam virados para avaliação das aptidões mais nas áreas acadêmica e da saúde.

·       Alfred Binet e Henri fizeram uma série de críticas aos testes até então utilizadas, afirmando que eram medidas exclusivamente sensoriais.

·        Em 1905, Binet e Simon desenvolveram o primeiro teste com 30 itens (dispostos em ordem crescente de dificuldade) com o objetivo de avaliar as mais variadas funções como julgamento, compreensão e raciocínio, para detectar o nível de inteligência ou retardo mental de adultos e crianças das escolas de Paris.

·       Estes testes de conteúdo cognitivo atendiam a funções mais amplas, e foram bem aceites, principalmente nos EUA, a partir da sua tradução por Terman (1916), nascendo, assim, a era dos testes com base no Q.I. (Pasquali, 2003).

Q.I. = 100 (IM/IC)

Onde: Q.I. = quociente intelectual/inteligência

IM = idade mental

IC = idade cronológica

 

Resposta certa: E) A psicometria reuniu, de início, psicólogos com preocupações psicopedagógicas e clínicas e os de orientação estatística, áreas que contribuíram para a sistematização dos primeiros instrumentos psicológicos.

· A Era da Sistematização (1940-1980) é marcada por duas tendências opostas: os trabalhos de síntese e os de crítica. 

· Em 1954, Guilford reedita Psychometric Methods e tenta sistematizar a teoria clássica, e Torgerson (1958) a teoria sobre a medida escolar. 

· Cattell e Warburton (1967) procuraram sintetizar os dados de medida em personalidade, e Guilford (1967) a teoria sobre a inteligência. Entre os trabalhos da crítica, destaca-se Stevens (1946), que levantou o problema das escalas de medida (Pasquali,2003). Por outro lado, este autor refere que divulgou-se também a primeira crítica à teoria clássica dos testes na obra de Lord e Novick (1968, Statistical Theory of Mental Tests Scores), que iniciou o desenvolvimento de uma teoria alternativa, a do traço latente, que se junta à teoria moderna de Psicometria, e a Teoria de Resposta ao Item - TRI. 

· Outra tendência crítica para superar as dificuldades da Psicometria clássica foi iniciada pela Psicologia Cognitiva de Sternberg e Detterman (1979), Sternberg e Weil (1980), com seu modelo, procedimentos e pesquisas sobre os componentes cognitivos, na área da inteligência.

REFERÊNCIAS

Ideias & pensamentos. Psicometria: origem e marcos mais importantes do seu surgimento.

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