- A boa ciência exige bons cientistas.
- A competência e a integridade profissional dos cientistas são essenciais para garantir uma ciência de qualidade.
- Manter a integridade do processo científico é uma responsabilidade compartilhada de cada cientistae da comunidade de cientistas.
- Cada cientista tem uma responsabilidade ética de buscar o conhecimento e tentar melhorar a qualidade de vida.
Questões éticas a considerar antes de começar a pesquisar .
- Antes de fazer qualquer estudo, a pesquisa proposta deve ser revisada para determinar se cumpre padrões éticos.
- Os Comitês de Revisão Institucional (Institutional Review Boards, IRB) revisam pesquisas psicológicas para proteger os direitos e o bem-estar de sujeitos humanos.
- Os Comitês Institucionais para o Uso e Cuidado de Animais (Institutional Animal Care and Use Committees, IACUC) revisam pesquisas realizadas com ani mais para garantir que os animais sejam tratados humanamente.
Razão risco-benefício
- Para determinar se a pesquisa deve ser realizada, usa-se uma avaliação subjetiva dos riscos e benefícios de um projeto de pesquisa.
- propõe a seguinte pergunta: “vale a pena?”. Não existem respostas matemáticas para a razão risco/benefício.
- Para determinar a razão risco/benefício, os pesquisadores também consideram a qualidade da pesquisa, ou seja, se serão produzidos resultados válidos e interpretáveis.
- O risco mínimo significa que o perigo ou desconforto que os sujeitos podem experimentar na pesquisa não é maior do que o que podem experimentar em suas vidas cotidianas ou durante testes físicos ou psicológicos de rotina.
- Quando a possibilidade de dano é considerada mais que mínima, diz-se que os indivíduos estão em risco.
- Tomar decisões com ética envolve revisar os fatos sobre a situação de pesquisa proposta, identificar questões e diretrizes relevantes, e considerar pontos de vista múltiplos e métodos ou procedimentos alternativos.
- Os autores que submetem manuscritos de pesquisa a uma revista da APA também devem submeter formulários que descrevam a sua conformidade com os padrões éticos.
Um processo decisório eticamente informado deve conter os seguintes passos:
– Revise os fatos da situação de pesquisa proposta (p.ex., participantes, procedimento).
– Identifique as questões éticas, diretrizes e leis relevantes.
– Considere os diversos pontos de vista (p.ex., dos sujeitos, pesquisadores, instituições, sociedade, valores morais).
– Considere métodos ou procedimentos alternativos e suas consequências, incluindo as consequências de não fazer a pesquisa proposta.
A pesquisa psicológica suscita muitas questões éticas.
- Assim, antes de começar um projeto de pesquisa, você deve considerar as questões éticas específicas do código de ética da APA e as leis e normas que são relevantespara o seu projeto.
- Na maioria dos casos, deve-se obter aprovação institucional formal – por exemplo, de um IRB ou IACUC – antes de começar a pesquisa.
- Uma das funções de um IRB é chegar a um consenso quanto à razão risco/benefício da pesquisa proposta.
- O risco pode envolver danos físicos, psicológicos ou sociais.
- Deve-se obter o consentimento informado de sujeitos humanos na maioria das pesquisas psicológicas.
- Os pesquisadores devem adotar medidas especiais para proteger os sujeitos humanos quando houver mais do que o risco mínimo e fazer o debriefing adequado após a sua participação.
- Questões éticas sérias ocorrem quando os pesquisadores omitem informações dos participantes ou os informam incorretamente sobre a natureza da pesquisa.
- Quando se usa engano, a sessão de debriefing deve informar aos participantes as razões para tal.
- O debriefing também pode ajudar os participantes a se sentirem mais envolvidos na situação de pesquisa, além de ajudar o pesquisador a saber como os participantes perceberam o tratamento ou tarefa.
- pesquisa pela internet traz novos dilemas éticos para o pesquisador, sendo necessário buscar orientação com membros do IRB, bem como pesquisadores experientes com coleta de dados pela internet, antes de planejar o estudo.
- Os psicólogos que testam sujeitos animais devem obedecer uma variedade de diretrizes federais e estaduais e, de um modo geral, devem proteger o bem-estar dos animais. Os animais somente podem ser submetidos a dor ou desconforto quando não houver procedimentos alternativos disponíveis e quando se considera que os objetivos da pesquisa justificam os procedimentos em termos do seu valor científico, educacional ou aplicado.
- Até que se possam encontrar alternativas à pesquisa com animais, muitas pessoas aceitam a concessão de fazer pesquisas usando sujeitos animais para combater doenças e sofrimento, protegendo-se o bem-estar dos animais na pesquisa laboratorial.
- A publicação dos resultados de estudos psicológicos deve ocorrer de um modo que dê o crédito adequado aos indivíduos que contribuíram para o projeto.
- Quando um trabalho já publicado contribui para o pensamento de um pesquisador sobre seu projeto de pesquisa, o pesquisador deve reconhecer essa contribuição, citando adequadamente os indivíduos que publicaram o trabalho anterior. Não fazer isso representa um problema ético sério: plágio. Tomar decisões com ética envolve revisar os fatos sobre a situação de pesquisa proposta, identificar questões e diretrizes relevantes e considerar pontos de vista múltiplos e métodos ou procedimentos alternativos.
- Os autores que submetem manuscritos de pesquisa a um periódico da APA também devem submeter formulários que descrevam a sua conformidade com os padrões éticos.
Referências
SHAUGHNESSY, J.J.; ZECHMESISTER, E.B.; ZECHMEISTER, J.S. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. Métodos de Pesquisa, 9ª edição. Pensa. Porto Alegre, 2012. capítulo 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário