Psicologia Cognitiva - Aspectos Históricos

 Correntes de pensamentos antecedentes...

  • Século XX - domínio de duas correntes de pensamento: 
    • Behaviorismo centrada na Teoria da Aprendizagem
    • Psicanálise focada no inconsciente e no desenvolvimento da primeira infância.
    • Wolfgang Kohler (Alemanha) sobre a resolução de problemas e e o processo de decisão, inspirou-se na Psicologia da Gestalt, corrente de pensamento alemã centrada na percepção e organização perceptiva.
Psicologia Cognitiva
  • 1920-1930 os psicólogos Frederic Bartlett (Reino Unido) e Bluma Zeigarnik (Rússia) estudaram os processos da memória e seu caráter reconstrutivo.
  • Final de 1950 - "Revolução cognitiva" desviou o interesse pelo comportamento, para os estudos sobre os processos mentais, onde o cérebro passa a ser visto como um processador de informações.
  • Os "processos mentais" passaram a se chamar "processos cognitivos" ou "cognição".
  • 1960 - Os americanos George Armitage Miller e Jerome Bruner fundaram o Centro de Estudos  Cognitivos da Universidade de Harvard.
    • promoveram mudanças cruciais na psicologia.
    • foco na memória, percepção e  emoções.
  • Ressurge a Psicologia da Gestalt em que Roger Shepard reexaminou conceitos de percepção.
  • Aaron Beck descobriu que a psicologia cognitiva oferecia uma terapia mais efetiva, e era bem mais receptiva a um exame minucioso objetivo.
  • Incorporou aspectos behavioristas e técnicas de meditação, tornando=se tratamento padrão para distúrbios como depressão e angústia, levando o movimento da psicologia positiva que buscava o bem-estar mental, e não apenas tratar as doenças mentais.
  • 1978 - Gordon H Bower relata experiências sugestivas de que a recuperação da memória sofre influência do estado de humor.
  • Século XXI - continua sendo a abordagem predominante, com grande impacto na neurociencias, educação e economia.
Alguns  Teóricos...

WOLFGANG KOHLER (Estônia, 1887-1967)

  • Abordagem: Psicologia da Gestalt
  • Maior contribuição: Aprendizagem por insight
    • O instinto é um padrão dinâmico, cujo padrão de aprendizagem por insight é ativo, cujo  padrão por aprendizagem por insight - fracasso, pausa, percepção, insight e tentativa.
    • ênfase na resolução de problemas e na aprendizagem.
    • propôs um comportamento cognitivo de tentativa e erro, no qual o problema era resolvido mentalmente, e até que tivesse um insight, testaria a solução.
    • A aprendizagem acontece por compreender o problema, e não por querer recompensa como pensavam os behavioristas.

BLUMA ZEIGARNIK (1901-1988)

  • Foco: Estudo da memória
  • Interromper uma tarefa aumenta bastante as chances de nos lembrarmos dela.
  • Pouca atenção foi dada às suas ideias.







DONALD HEBB ( 1904-1985)



  • Foco na Neuropsicologia
  • Investigou o papel desempenhados pelas conexões neurais
  • Quando ativadas simultânea e repetidamente, as células nervosas associam-se e as sinapses ou conexões ficam mais fortes.
  • Sua Teoria da assembleia celular é um marco da neurociência moderna.
  • Sua Teoria da Aprendizagem continua sendo o modelo aceito vigente.



JEROME BRUNER ( 1915)

  • Foco: Desenvolvimento Cognitivo
  • "Saber é um processo, e não um produto."
  • O conhecimento é adquirido por meio do raciocínio, construindo sentido a partir da informação, como meio de processar essa informação.
  • As ideias são primeiro apresentadas de maneira simples e intuitiva. São revisitadas e reconstruídas  de maneira cada vez mais formal, quando passam a se vincular a outros conhecimentos, visando  a obtenção de um amplo domínio sobre o assunto.
  • defendia a ideia de que as crianças deveriam ser ativas no processo de educação.
LEON FESTINGER ( 1919-1989)

  • Foco: teoria da Aprendizagem]
  • Afirmava que o o homem de convicção resiste a mudanças.
  • Dissonância cognitiva - quando nossas convicções profundas são abaladas por evidências opostas, ficamos com esse desconfortável sentimento de dissonância cognitiva.
  • Aceitar essas contradições ocasiona uma inconsistência maior entre as convicções, buscando formas de tornar a nova evidência compatível com as nossas convicções, afim de evitá-las.

GEORGE ARMITAGE MILLER (EUA, 1920-2012)

  • Foco: Estudo dos processos mentais: Memória e Atenção
  • Percebeu que antes de ser armazenada na memória de longo prazo, a informação é processada na memória de trabalho, que tem capacidade limitada. Se "pedações" isolados de informação são organizados em "blocos", padrões com significado, fica mais fácil armazenar.
  • O processo de memorização pode consistir simplesmente na formação de blocos... até que haja um número suficiente de blocos para que possamos recordar todos os dias.
  • Encarou a mente humana como um sistema de comunicação: quanto maior a informação, aumenta a transmissão ao cérebro.
  • Acreditava que, o tipo de recodificação linguística que as pessoas fazem parece ser a força vital dos processos de pensamento.
AARON BECK (1921- )

  • Foco: Terapia Cognitiva
  • Afirmou que "há mais na superfície do que nosso olhar alcança."
  • Contradisse a Psicanálise, afirmando que a chave de um tratamento eficaz não é o inconsciente, mas a observação de como um distúrbio se manifesta na percepção do paciente. 
  • Ele acreditava que a psicanálise é uma terapia baseada na fé e que, corrigindo crenças equivocadas, podemos minimizar reações exageradas.
  • Aplicou métodos científicos, para garantir provas empíricas de suas descobertas.
  • Percebeu que a maneira como as pessoas avaliam as mesmas situações varia de acordo com seu temperamento.  A terapia cognitiva de Beck ajuda os pacientes a questionar suas percepções, conduzindo-os ara uma visão mais positiva.
  • Ele dizia a seus pacientes: Não confie em mim, teste-me.
MUITOS OUTROS...

Referências:
COLLIN; GRAND; BENSON; LAZYAN; GINSBURG; WEEKS. O livro da psicologia.  As grandes ideias de todos os tempos. Globo Livros. São Paulo, 2016.

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