GRATIDÃO À NOSSA MEMÓRIA!
Define o tempo em que se vive.
Somos em parte, aquilo que lembramos.
Armazém de aprendizagem tanto das coisas boas como das coisas ruins.
Graças a ela atividades cotidianas podem ser lembradas, tais como, simplesmente vestir-se, cozinhar, andar de bicicleta, etc.
Permite o autoconhecimento.
MEMÓRIA É...
Aprendizagem que persiste através do tempo. Persistência do aprendizado ao longo do tempo por intermédio do armazenamento e da recuperação das informações."
RETENÇÃO DA MEMÓRIA
A aprendizagem possui três medidas de retenção:
- RECORDAÇÃO- recupera informações que foram aprendidas antes, mas que, não estão mais no consciente da pessoa. Teste para a recordação- uma pergunta para preencher lacunas.
- RECONHECIMENTO- identifica itens aprendidos anteriormente. Teste de reconhecimento: pergunta de múltipla escolha. A memória de reconhecimento é muito rápida e vasta, ou seja, determinadas perguntas, a mente já sabe que sabe a resposta, antes que a resposta se forme em nossa boca.
-
REAPRENDIZAGEM- aprender algo mais rapidamente quando já aprendeu antes, está reaprendendo em outro momento. A velocidade de reaprendizagem também revela a memória. O ensaio adicional (super aprendizagem) baseado na repetição, aumenta a retenção do conteúdo na memória. Logo, na reaprendizagem nós lembramos mais do que podemos recordar.
PROCESSO OCORRIDO NA LEMBRANÇA DE UM EVENTO QUALQUER:
CODIFICAÇÃO - Conduz a informação ao cérebro. Nesse ocorre o processamento da informação dentro do sistema de memória.
ARMAZENAMENTO - Retém a informação codificadas ao longo do tempo.
RECUPERAÇÃO - Processo de regate da informação que está armazenada na memória.
TIPOS DE PROCESSAMENTO DA MEMÓRIA:
No PROCESSAMENTO PARALELO ocorre o processamento de muitos problemas simultaneamente,o cérebro processa informações em muitas funções. Parte dessas informações são processadas inconscientemente. O processamento simultâneo de informações da memória ocorrem por meio das redes neurais interconectadas. Toda vez que você aprende algo novo as conexões neurais mudam, permitindo a interação com o meio que sofre constantes mutações.
No PROCESSAMENTO EMPENHADO (EFFORTFUL) ocorre uma codificação que exige atenção e esforço consciente.
No PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO codificação inconsciente de informações incidentais como espaço, tempo, frequência e de informações bem aprendidas como significado de palavras.
DIFERENTES ESTÁGIOS DA MEMÓRIA (Richard Atkinson e Richard Shiffrin, 1988).
MEMÓRIA SENSORIAL - lembrança imediata e muito fugaz de informações sensoriais no sistema de memória. Onde registramos as informações a serem lembradas. É ela que alimenta a memória de trabalho ativa, registrando IMAGENS MOMENTÂNEAS OU ECO DOS SONS.
MEMÓRIA DE CURTO PRAZO - Memória que retém pouca coisa em pouco tempo. Ex.: gravar um número para discar na hora. A informação é processada na MCP, onde será CODIFICADA por REITERAÇÃO.
MEMÓRIA DE LONGO PRAZO - Armazenamento relativamente permanente e limitado de memória, incluindo HABILIDADES do CONHECIMENTO e EXPERIÊNCIAS. São armazenadas para serem lembradas posteriormente. Ocorre com CONCENTRAÇÃO FOCADA, ATENÇÃO CONCENTRADA.
ESTÁGIOS DA MEMÓRIA acrescentados por Barroulillet; Engle; Alan Baddeley:
MEMÓRIA DE TRABALHO - Trata-se de um entendimento mais recente da memória de curto prazo, cujo foco é o PROCESSAMENTO ATIVO E CONSCINETE onde as informações são recebidas pela audição ou pela percepção visual e espacial e das informações recuperadas da memória de longo prazo.
MEMÓRIA EXPLÍCITA - quando a pessoa lembra da informação CONSCIENTEMENTE e CONSEGUE DECLARAR. São codificadas através do PROCESSAMENTO EMPENHADO CONSCIENTE, que ocorre SEM ESFORÇO você consegue ler frases escritas de trás para frente. No início exige esforço mas a prática o tornará um processamento automático.
Exemplos:
- ocitámotua ranrot es edop oçrofse moc otnemassecorp o
- etneicsnoc odahnepme otnemassecorp iussop aticilpxe airómem a
- etneicsnocni odahnepme otnemassecorp iussop aticílpmi airómem a
- etneicsnoc e oticílpmi otnemassecorp iussop ohlabart ed airómem a
MEMÓRIA IMPLÍCITA - a pessoa retém habilidades aprendidas, associações condicionadas, independente de ter consciência. É uma memória NÃO DECLARATIVA. São codificadas por meio do PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO INCONSCIENTE.
Inclui a MEMÓRIA PROCEDURAL para HABILIDADES AUTOMÁTICAS como andar de bicicleta por exemplo. SEM ESFORÇO CONSCIENTE, processamos automaticamente informações sobre:
- ESPAÇO - codificar o local da página do livro onde se encontra o conteúdo e mais tarde acha-lo.
- TEMPO - No decorrer do dia, involuntariamente percebe-se a sequencia dos acontecimentos.
- FREQUÊNCIA - Sem muito esforço, consegue acompanhar quantas vezes aconteceu algo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário