· A Observação científica é uma observação sistemática e objetiva.
o Sistemática por ser planejada e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido.
o Objetiva por ser direta, específica daquilo que se observa, ou seja, ater-se aos fatos efetivamente observados. Tudo que é visível, audível, palpável, degustável, cheirável, perceptivo aos sentidos.
· As observações científicas são organizadas em condições explicitamente específicas, e especificar as condições, significa estabelecer:
o Onde? Em que local e situação a observação será realizadas.
o Quando? Em que momentos ela será realizada.
o Quem? Quem são os sujeitos a serem observados.
o O que? Que comportamentos e circunstâncias ambientais devem ser observados.
o Como? Qual a técnica de observação e registro a ser utilizada.
· O psicólogo enquanto observador do comportamento, precisa observar:
o Informações a respeito do comportamento da pessoa
o Informações a respeito do ambiente, das condições ou circunstâncias em que acontece o comportamento.
· A observação cientifica possibilita:
o Averiguar os fatos exatamente como são
o Descartar as opiniões de senso comum “Eu acho que...”
o Melhor compreensão da natureza dos fatos.
o Identificar as ações transformadoras mais eficazes.
o Explicar o que, como e o porquê de estar acontecendo.
o Que outros possam repetir a sua observação, à partir de seus registros e relatos.
o Identificar a relação entre o comportamento do indivíduo e o ambiente em que acontece.
o Permite descobrir que o comportamento sobre influência do ambiente.
· Psicólogo Clínico consegue através da observação:
o Investigar o que vem a ser a queixa do cliente, tal como: a agressividade, a ansiedade, o nervosismo, a dificuldade de aprendizagem, timidez, ciúmes, etc.
· Psicólogo Escolar consegue através da Observação:
o Identificar dificuldades de socialização, dificuldade de aprendizagem, deficiências no currículo escolar,etc.
· O Diagnóstico preliminar da situação-problema, feito pelo Psicólogo, que vai possibilitar definir as técnicas e procedimentos adequados para se obter os resultados desejados, deve abranger:
o Identificação das deficiências existentes – Qual é e onde está o problema?
o Variáveis que afetam o comportamento – O que influencia ou motiva o comportamento?
o Recursos disponíveis no ambiente – O que pode ser utilização no ambiente para o tratamento?
· Durante e após a aplicação de procedimentos o Psicólogo ainda se utiliza da observação para:
· Durante e após a aplicação de procedimentos o Psicólogo ainda se utiliza da observação para:
o Avaliar a eficácia das técnicas e procedimentos empregados.
o Observar o desempenho do cliente.
o Avaliar o grau de mudança na situação.
o Avaliar a eficácia de suas técnicas terapêuticas, programas de ensino e treinamentos realizados.
· O tipo de dado a ser coletado depende do objetivo da observação:
o Se o objetivo é identificar o comportamento do sujeito, observa-se todos os comportamentos.
o Se o objetivo for identificar as variáveis que interferem no comportamento, observa-se durante o comportamento, as condições ambientais do antes, durante e depois do comportamento.
REFERÊNCIAS:
DANNA, Marilda Fernandes. Ensinando Observação: Uma introdução. Editora EDICON, São Paulo, 1986. Unidade I-A necessidade da observação em ciência.
Google Imagens
Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário