terça-feira, 25 de outubro de 2022

Areia Movediça e a Ansiedade - Metáforas Terapêuticas

google imagens

Duas pessoas saíram em uma longa caminhada, por um lugar de muita areia e água de lagoas. Um lugar deserto, onde não poderiam contar com mais ninguém para ajudá-los.

Os dois já estavam ansiosos para tomar um banho, após uma longa caminhada, debaixo do sol, quando avistaram, uma lagoa e foram os dois na direção, ávidos de um bom banho.

Ao se aproximarem da lagoa, os dois entraram de vez, e à medida que iam pisando para dentro d'água, perceberam que os pés afundaram até o joelho, outro movimento do joelho as pernas afundaram, e outro movimento já estavam com a cintura coberta de areia, até que pararam como um momento de start, em que se deram conta de que estavam afundando na areia.

Um dele logo começou a gritar areia movediça, entrou em desespero e começou a se debater, sem perceber que estava afundando ainda mais.

O outro ao vê-lo se debatendo, tentava avisá-lo de que ele estava afundando ainda mais, com o desespero que ficou, até que deu um forte grito e mandou o outro parar, quando já estava atolado de areia até o pescoço.

Ao se comparar com o outro, percebeu que o amigo ainda estava com a areia na cintura, então perguntou. O que você fez que não afundou até o pescoço como eu?

Ele respondeu: me mantive parado, respirei para me manter calmo e analisar o que podia ser feito para sair daquela situação, até que ao vê-lo em desespero se afundando ainda mais, percebi que era preciso permanecer parado e controlado.

Depois disso, ambos ficaram tentando se manter calmo, controlando o desespero, até que foram percebendo que estavam começando a boiar sobre a areia, ao invés de irem se afundando ainda mais, como ao se debaterem. Foram levantando os braços bem vagarosamente, até boiarem, depois as pernas até que conseguiram sair da situação de perigo em que se meteram. Perceberam que a paciência era essencial para sair da situação em que estavam.

Autora: Alessandra Uzeda

O que aprender com essa metáfora, numa crise de ansiedade?

  1. O desespero na crise de ansiedade só piora os sintomas.
  2. A respiração controlada sempre favorece situações de crise.
  3. A calma na crise sempre ajuda a tomar decisões assertivas.
  4. Ter paciência é essencial para sair do estado de crise.
  5. Em situação de crise é preciso não entrar em desespero, vai passar.
  6. Quanto mais se luta pra sair da ansiedade, mais ansioso fica, do mesmo modo, quanto mais se luta pra sair da areia mais se afunda nela.

A agulha e a linha - Metáfora Terapêutica

 



 A agulha passa por vários estágios de sofrimento até aprender a sua função: o forno abrasador da metalúrgica, o frio intenso da água em que é temperada, o peso esmagador da prensa que a faz atingir sua forma ideal.

A partir daí, precisa estar sempre dura, brilhante e afiada.

Depois de todo esse aprendizado, ela encontra a sua razão de viver: a linha.

E faz o possível para ajudá-la a enfrentar os tecidos mais resistentes, abrindo os buracos nos locais certos, para que a linha possa passar. 

Mas, quando termina seu trabalho, a misteriosa mão da costureira torna a colocá-la em uma caixa escura. Depois de tanto esforço, a sua recompensa é a solidão.

Com a linha, entretanto, a história é diferente: a partir desse momento passa a ir a todos os bailes e festas.

Autor Desconhecido

O que aprender com essa metáfora?

  1. Viver em função do outro, pode nos deixar na solidão.
  2. O outro sempre seguirá o seu caminho, e não vai olhar para trás.
  3. Sofrimento nos fortalece e nos torna melhores quando aprendemos com ele.
  4. Não valorização de nossos esforços, sacrifícios, não se pode esperar reconhecimento.
  5. Super valorização de quem não lutou pra conquistar. Recebeu tudo na mão e brilhou.