Aula 21/08/2018
Entendendo a Visão...
Sabe-se que o ÓRGÃO SENSORIAL correspondente a visão é o OLHO, e que é através dos olhos que é possível enxergar o mundo.
Vemos o mundo de acordo com as nossas necessidades individuais, portanto, o mundo que percebemos é aquele que teve um SIGNIFICADO para nós. Assim, eu posso ver de uma forma e os outros, de outra forma uma mesma coisa.
Os OLHOS são órgãos sensoriais da VISÃO, e na sua RETINA, parte vital para a visão, encontramos NEURÔNIOS, isto é, CÉLULAS NEURAIS.
A RETINA DOS OLHOS é composta de NEURÔNIOS ESPECIALIZADOS:
- CONES - Neurônio especializado responsável pela DETECÇÃO DA LUZ.
- BASTONETES- Neurônio especializado responsável pela DETECÇÃO DAS CORES.
São na verdade, FOTORECEPTORES e funcionam mesmo com pouca luz, criando imagens em preto e branco na penumbra.
Quando há BASTANTE LUZ, como a luz artificial ou a luz do dia, os CONES ENTRAM EM AÇÃO, pois ao detectar esta luz, nos permite VER AS CORES e DETALHES DOS OBJETOS.
As informações recebidas pelos BASTONETES e CONES são TRANSMITIDAS, e a partir daí, INTERPRETAM as mensagens enviadas e reenviam essas informações para o CÉREBRO através DO NERVO ÓTICO.
Compreendendo que tudo aquilo que enxergamos, só enxergamos por causa do reflexo da luz, e que, por isso mesmo, não havendo luz não enxergamos, podemos perceber as COISAS e as CORES que enxergamos através das IMAGENS IRREFLETIDAS originária dos NEURÔNIOS ESPECIALIZADOS de nosso OLHO.
A partir da SENSAÇÃO, a informação é ENVIADA AO CÉREBRO, que se encarregará de reverter a imagem irrefletida, originando a PERCEPÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário