A adaptabilidade do ser humano, implica na capacidade de aprender novos comportamentos, que nos ajudem a lidar com nosso mundo em constante mutação.
A aprendizagem cria esperança na medida em que, o que aprendeu pode ser potencialmente ensinado. E, aquilo que foi prendido, podemos mudar com uma nova aprendizagem.
A aprendizagem está muito mais próxima da Psicologia do que podemos imaginar: aprendizagem dos bebês, de percepções visuais, etc. Portanto, é importante perceber como a aprendizagem molda nosso pensamentos e a nossa linguagem, nossas motivações e emoções, nossa personalidade e atitudes.
APRENDIZAGEM POR ASSOCIAÇÃO
É o aprendizado de que certos eventos ocorrem muito próximos,podendo ser dois estímulos como no condicionamento clássico, ou uma resposta e suas consequências, como no condicionamento operante.
As associações aprendidas também alimentam nossos comportamentos habituais.
APRENDIZAGEM é o processo de adquirir informações e comportamentos novos e relativamente duradouros. E é a partir da aprendizagem que desenvolvemos a capacidade de se adaptar ao ambiente. Essa adaptação, cria os chamados CONDICIONAMENTOS CLÁSSICOS. Por outro lado, normalmente, repetimos os atos que trazem recompensas e evitamos atos que trazem resultados indesejados, o que chamamos de CONDICIONAMENTO OPERANTE, comportamento este, que opera sobre o ambiente, produzindo consequências.
O processo de associação de aprendizagem é o CONDICIONAMENTO, que pode assumir duas formas:
- No CONDICIONAMENTO CLÁSSICO - associa-se dois estímulos para se antecipar eventos. Exemplo: aprendemos que um relâmpago sinaliza uma trovoada iminente. Nesse caso, um ESTÍMULO É NEUTRO quando não desperta resposta antes do condicionamento.
- no CONDICIONAMENTO OPERANTE - associamos uma resposta (nosso comportamento) com sua consequência, por isso, repetimos atos de bons resultados e nos afastamos de atos de maus resultados.
Aprendemos novos comportamentos observando eventos e assistindo outras pessoas, e através da linguagem é possível aprender coisas que não vivenciamos nem observamos.
Aristóteles, há 2000 anos atrás, chegara a conclusão de que aprendemos por associação.
ESTÍMULO é qualquer evento ou situação que evoca uma resposta.
COMPORTAMENTO RESPONDENTE ocorre como uma resposta automática a algum estímulo.
APRENDIZAGEM COGNITIVA corresponde a aquisição de informações mentais, seja observando eventos , observando outras pessoas, ou através da linguagem.
REFERÊNCIAS
MYERS, D.G., DEWALL, C.N. Psicologia. 11ª edição. Editora LTC. Rio de Janeiro. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário