- Ao pé da letra significa consciência, implica ter conhecimento ou percepção de algo.
- Significada a qualidade de estar vigilando percebendo tudo que está acontecendo a sua volta.
Essa perspectiva da fenomenologia o conceito de awareness traduz a ideia de entendimento, de luz e conscinetização sobre o fenômeno. Torna-se portanto, fundamental ser compreendido pelo erapeuta mas também pelo cliente.
A awareness é apresentada como aquilo que se dá no contato, a partir de um sentir, em forma de excitamento em proveito da formação de Gestalt.
Contato: mostra as transformações que ocorrem na interação com o todo. Contatar é ligar-se a algo maior, se conectar ao todo.
Sentir: caracteriza-se por uma unidade de sensação e percepção de estímulos, ou ainda associação. Na visão fenomenológica o sentir tem um tipo de drenagem ou abertura de nossa historia para a possibilidades externas, clareando a noção de contato e pontuando as nossas transformações, nossos processos concretos junto ao meio ambiente.
Excitamento: é a nossa experiência com algo que está sempre em transformação, em transição. É a manifestação do nosso perceber e se relacionar com a awareness, indo além do fenômeno percebido.
É nesse momento que ocorre a formação da Gestalt como fluxo, figura, fundo. quando uma determinada configuração se apresenta como figura as demais se apresentam como fundo.
A awareness pode ser definida em dois níveis:
- Tem-se a noção de intencionalidde operativa que Perls cehamou e awareness senso motor e que se desdobrava em awareness sensorial ou primária, awareness deliberada, também chamada de comportamento motor ou de resposta motórica. Dependendo do contexto em que é utilizada, enquanto a awareness sensorial designa o processo de abertura ao novo, ao sentir o contato, a awareness deliberada aponta para o excitamento, que implica na mobilização de nossa história, ação motivada em direção ao lugar do futuro.
- Relacionado a intencionalidae encontra-se a awareness reflexiva ou conscinete. sua maior caracteristica é a fixação verbal da Gestalt vivida, que se transforma em demandas a serem trabalhadas. Nesse sentido, o tempo consciência limita-se a designar uma fixação por meio do qual se alcança a compreensão de cada vivência, provida de espontaneidade e que se manifesta enquanto mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário