segunda-feira, 25 de abril de 2022

Gestalt-terapia com o Adolescente| Profª Sheila Antony

  • a criança cresceu
  • o corpo se torna ainda mais importante a nível de consciência e identificação sexual e subjetiva
  •  adolescer significa crescer.
  • Segundo ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, o adolescente é  a partir dos 12 anos de idade.
  • O adolescente é um corpo sexualidade enquanto a criança tem um corpo motor. 
  • Hormônios, corpo aparecem com seus caracteres individuais, que causam angústia tanto para  as meninas como para os meninos. 
  • O corpo passa a ser desejante e desejável, percebido e perceptível-experiência subjetiva.  
  • Luto pelo seu corpo infantil - se angustia, sofre, teme diante das transformações do corpo. esse luto leva a redefinição da imagem corporal, ou seja, o que eu imagino que o meu corpo provoca no outro, na sua imagem, na sua forma.
  • eu-corpo-sujeito
  • tem adolescentes que aceitam as mudanças do corpo e outros que não aceitam, usado de subterfúgios para esconder o corpo em transformação biológicas e fisiológicas.
  • Infância é o reconhecimento do EU
  • Adolescência é a definição do EU- passa pelo processo de autoafirmação, afirmação, confirmação do EU diante do outro.
  • Adolescente já tem a capacidade de ter um pensamento abstrato, julgar o mundo, a sociedade, um amigo, criar ideologias, passa a se opor a normas sociais, padrões sociais, familiares, questionamentos sobre Deus, religião, etc.
  • Reconhecimento de sua personalidade e reconhecimento da personalidade dos pais. Inicia o processo de desmitificação dos pais, mais uma questão para criar conflitos, destituir do poder, tirar poder dos pais.
  • Identificação Sexual - Identidade de gênero, Orientação Sexual, etc.
  • Período de muita intensidade afetiva e emocional. ao mesmo tempo que luta pela independência em relação aos pai, lutando pelo seu EU-INDIVIDUAL, da autoafirmação perante os pais, precisa da aprovação e apoio dos amigos e colegas (EU SOCIAL). Relação EU-OUTRO, EU-MUNDO.
  • Buscam o pertencimento, uma inserção social, dentro daquele grupo com o qual se identifica. quando sente que não tem um grupo desencadeia um senso de rejeição, de exclusão, não pertencimento, se achar normal, anormal, uma aberração, um peixe fora d'água, não me encaixo nesse mundo. Pode levar ao isolamento social.
  • Adolescente chega ao set terapêutico envolvido emaranhado nos conflito dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário