- a criança cresceu
- o corpo se torna ainda mais importante a nível de consciência e identificação sexual e subjetiva
- adolescer significa crescer.
- Segundo ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, o adolescente é a partir dos 12 anos de idade.
- O adolescente é um corpo sexualidade enquanto a criança tem um corpo motor.
- Hormônios, corpo aparecem com seus caracteres individuais, que causam angústia tanto para as meninas como para os meninos.
- O corpo passa a ser desejante e desejável, percebido e perceptível-experiência subjetiva.
- Luto pelo seu corpo infantil - se angustia, sofre, teme diante das transformações do corpo. esse luto leva a redefinição da imagem corporal, ou seja, o que eu imagino que o meu corpo provoca no outro, na sua imagem, na sua forma.
- eu-corpo-sujeito
- tem adolescentes que aceitam as mudanças do corpo e outros que não aceitam, usado de subterfúgios para esconder o corpo em transformação biológicas e fisiológicas.
- Infância é o reconhecimento do EU
- Adolescência é a definição do EU- passa pelo processo de autoafirmação, afirmação, confirmação do EU diante do outro.
- Adolescente já tem a capacidade de ter um pensamento abstrato, julgar o mundo, a sociedade, um amigo, criar ideologias, passa a se opor a normas sociais, padrões sociais, familiares, questionamentos sobre Deus, religião, etc.
- Reconhecimento de sua personalidade e reconhecimento da personalidade dos pais. Inicia o processo de desmitificação dos pais, mais uma questão para criar conflitos, destituir do poder, tirar poder dos pais.
- Identificação Sexual - Identidade de gênero, Orientação Sexual, etc.
- Período de muita intensidade afetiva e emocional. ao mesmo tempo que luta pela independência em relação aos pai, lutando pelo seu EU-INDIVIDUAL, da autoafirmação perante os pais, precisa da aprovação e apoio dos amigos e colegas (EU SOCIAL). Relação EU-OUTRO, EU-MUNDO.
- Buscam o pertencimento, uma inserção social, dentro daquele grupo com o qual se identifica. quando sente que não tem um grupo desencadeia um senso de rejeição, de exclusão, não pertencimento, se achar normal, anormal, uma aberração, um peixe fora d'água, não me encaixo nesse mundo. Pode levar ao isolamento social.
- Adolescente chega ao set terapêutico envolvido emaranhado nos conflito dos pais.
ARTIGOS CIENTÍFICOS ALESSANDRA UZEDA E PARCERIAS
segunda-feira, 25 de abril de 2022
Gestalt-terapia com o Adolescente| Profª Sheila Antony
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Metáforas Terapêuticas
Curso Gestalt-terapia Prática Clínica e Institucional - Curso Extracurricular
- Introdução à Gestalt-terapia
- Origem da Gestalt-terapia
- O humanismo como influência filosófica da Gestalt-terapia
- A fenomenologia como influência filosófica da Gestalt-terapia
- O existencialismo como influência filosófica da Gestalt-terapia
- A Gestalt-terapia e a Arte de Cuidar
- Psicologia da Gestalt
- Teoria de Campo, Holismo e as Influências Orientais.
- Awareness
- Ciclo de Contato
- Figura e Fundo
- A Teoria do Self na Gestalt-terapia
- As Técncias e seus fundamentos - Parte I
- As Técnicas da Gestalt-terapia e seus fundamentos ...
- Os processos terapêuticos na Gestalt Terapia
- Certificado Gestalt-terapia
Psicoterapia - Portal Educação - Curso extracurricular
- Psicoterapia ?
- História da Psicoterapia
- Conceito, definição da Psicoterapia
- Diferenças entre Psicologia, Psicanálise e Psicote...
- Principais linhas de abordagem Psicoterápica
- Perfil do Psicoterapeuta
- Psicoterapia de Orientação Psicoanalítica
- A entrevista psicanalítica
- Enquadre Terapêutico
- Aliança Terapêutica
- Principais Técnicas Psicoterápicas
- Psicoterapia Cognitivo Comportamental
- Transtorno de Ansiedade Social
- Fobias Específicas
- Principais Técnicas Cognitivo-Comportamentais
- Psicoterapia de Grupo
- Fundamentos Teórico-Técnicos
- Classificação dos Grupos
- A formação de Grupos
- A seleção de pacientes
- O contrato terapêutico
- Manejo das Resistências
- Transferência e Contratransferência
- Comunicação
- Interpretação
- Término e Resultados Terapêuticos
- Perfil do Grupoterapeuta
- Psicoterapia Breve
- Fundamentos Teórico-Técnicos
- A Técnica
- Considerações Finais
- Referências bibliográficas
- Certificado Curso Psicoterapia-Portal Educação
Programação Neurolinguística- Plataforma ABELINE - Curso extracurricular
- O que é PNL - Programação Neurolinguística?
- Os Pressupostos Básicos da PNL
- Programação de Neurolinguagem
- Estabelecendo Metas
- Sintaxe do Sucesso
- O Espelho da Mente
- Acompanhamento do cliente
- Dicas para falar em público
- Relações desleais de trabalho
- A psicologia do dinheiro, prosperidade e abundância.
- Construindo a Autoestima
- Certificado: Curso PNL-Programação Neurolinguístic...
Mitologia Grega e Psicologia Analítica -Instituto Freedom- Curso Extracurricular
- Psicoterapia e Mitologia - Aula 1 - Curso Extracur...
- Cosmogonia - Aula 2 - Mitologia Grega
- Nascimento de um novo tempo - Aula 3 - Mitologia G...
- Mito: Eco e Narciso - NARCISISMO - Parte I - Aula 4 - Mitologia Grega e Psicologia Analítica
- Mito: Eco e Narciso - ECOISMO - Parte II - Aula 5 ...
- Zeus e Hera - Aula 6 - Mitologia Grega e Psicologi...
- Deméter, Perséfone e Hades - Aula 7 - Mitologia Gr...
- Poseidon e Héstia - Aula 8 - Mitologia Grega e Psi...
- Ártemes e Apolo - Aula 9 - Mitologia Grega e Psicologia Analítica
- Ares, Hefesto, Afrodite - Aula 10 - Mitologia greg...
- Atena, Hermes e Dionisio - Aula 11 - Mitologia Gre...
- OS 12 trabalhos de Heracles - Parte I - Aula 12 - ...
- Os 12 trabalhos de Heracles - Parte II - Aula 13 - Mitologia Grega e Psicologia Analítica
- Os 12 trabalhos de Heracles - Parte III - Aula 14 - Mitologia Grega e Psicologia Analítica
- Morte e Apoteose - Aula 15 - Mitologia grega e Apoteose
- Aula 1 - Mitologia Afro-brasileira- parte I
- Aula 2 - Mitologia Afro-Brasileira - parte II
- Aula 3 - Mitologia Afro-brasileira - parte III
- Webinar: A sombra - O lado B de cada um.
- Certificado: Curso Mitologia Grega e Psicologia An...
Nenhum comentário:
Postar um comentário