quinta-feira, 21 de abril de 2022

Técnicas e Jogos em Gestalt-terapia

 TÉCNICAS GESTÁLTICAS

1)  NÃO TAGARELAR

Objetivo:promover sentimentos e impedir a evitação de sentimentos. Facilita o confronto direto de sentimentos.

Quando acontece?Quando se fala de alguém que está ali presente, mas não se fala diretamente para a pessoa. 

Exemplo: Terapeuta, Bill e Ann. Bill fala que o problema de Ann é que está sempre mexendo comigo. O terapeuta diz a Bill: vc está fazendo mexerico. Diga isso diretamente a Ann. Bill volta-se para Ann e diz: Você está sempre mexendo comigo.

2. FAZER PERGUNTAS

Atenção para a necessidade do cliente fazer perguntas do tipo: Dê-me, fale-me, Diga-me...Exemplo: Se eu for no bar, e a minha namorada pedir uma bebida, o que eu faço? O terapeuta diz: Transforme essa pergunta em afirmação. Se eu for num bar e a minha namorada pedir uma bebida EU...

JOGOS

Proposta dos Jogos: Tomar consciência dos jogos que jogamos  e estar livre para substituir os que não nos satisfazem por outros que sejam satisfatórios, o que deve ser aplicado em todas as relações, consigo, com o outro e o meio que se vive.

JOGOS DE DIÁLOGO

Identificados o “dominador e dominado” que há no indivíduo.

·         Dominador: moraliza, especializa-se em deves, é geralmente imperioso e condenatório. (Ex: define a regra, o que deve ser feito, critica o que contradiz)

·         Dominado:  tende a ser passivamente resistente, arranja desculpas e encontra razões para procrastinar. (Ex: não sabe dizer não, não respeita os próprios limites, se sacrifica e resiste a mudar)

O terapeuta pede ao cliente para travar um diálogo real entre esses dois componentes do seu eu: o dominador e o dominado

Pode ser aplicado para qualquer cisão significativa dentro da personalidade do cliente:

  • ·         Agressividade X passividade
  • ·         Masculino X feminino
  • ·         Bom moço X malfeitor
  • ·         Parte superior do corpo X parte inferior do corpo
  • ·         Mão direita x mão esquerda,  Etc.

O diálogo pode ser desenvolvido entre o paciente e alguma pessoa significante.

  • ·   Paciente dirige-se a pessoa como se esta estivesse presente
  • ·    Imagina a resposta
  • ·    Replica a resposta...

 FAZER A RONDA

Quando o terapeuta acha que um tema ou sentimento expresso pelo paciente deveria ser enfrentado face a face com cada uma das outras pessoas do grupo.

 Exemplo: O cliente diz: “não suporto ninguém nesta sala”

O terapeuta diz: OK, faça um giro e diga a cada um de nós isso,  acrescentando qualquer outro comentário relativo aos seus sentimentos sobre cada um de nós.  Pode ser usado não somente verbalmente, mas também, por contato físico, carícias, observação, susto, etc.

 NEGÓCIO INACABADO

·         Sempre que é observado algo inacabado, o cliente é solicitado a completa-lo. “os ressentimentos são as mais comuns e importantes espécies de negócio inacabado.”(PERLS)

EU TOMO A RESPONSABILIDADE

·         Considera-se todas as percepções como atos. Como cada afirmação, pedimos ao cliente que use a frase:

  •  “...eu tomo a responsabilidade por isso”
  •  “...estou consciente de que movimento... e tomo a responsabilidade por isso.”
  • “...a minha voz está muito calma... e tomo a responsabilidade por nisso.”
  •  “...Agora não sei o que dizer... e tomo a responsabilidade por isso.”

EU TENHO UM SEGREDO

  • ·   Permite explicar sentimentos de culpa e vergonha,
  • ·   Pode ser individual ou em grupo
  • ·  O cliente é orientado a pensar um segredo pessoal bem guardado.
  • ·   Não divulgar o segredo, mas imaginar como acha que os outros reagiriam ao conhece-lo.

JOGO DA PROJEÇÃO

  • ·   Muitas percepções aparentes são, de fato, projeções.
  • ·   A finalidade é descobrir o seu próprio conflito íntimo nessa área.
  •     Exemplo: C diz: Não posso confiar em você.
  •     Terapeuta solicita que o cliente represente o papel de uma pessoa indigna de confiança.
  •     Exemplo2: Cliente diz ao terapeuta não estar realmente interessado nele, mas que faz isso para ganhar a vida. Terapeuta pede para o cliente representar essa atitude, e depois pergunta-lhe se isso é, possivelmente, uma característica que ele próprio possui.

INVERSÕES

  • ·    Corresponde a inversão de impulsos adjacentes ou latentes no cliente.
  • ·   Exemplo: queixa de que é inibido ou excessivamente tímido. Terapeuta solicita a representar o papel de um exibicionista.
  • ·    O cliente ao representar, faz contato com uma parte de si mesmo, que estava muito tempo submersa.
  • ·    Terapeuta vai pedir ao cliente, para exercitar o papel de ouvinte  de tudo o que ele mesmo disse, especialmente as críticas, sem necessidade de se defender ou contra-atacar.
  • ·   No caso de o cliente ser dócil e complacente, solicita-se desempenhar o papel de uma pessoa despeitada e que não colabora com ninguém.

 RITMO DE CONTATO E RETRAIMENTO

·     A GT enfatiza a natureza polar do funcionamento vital.
  • o   Querer e rejeitar
  • o   Amar e criticar
  • o   Não poder fazer e fazer
  • o   Etc,

·         Quando o paciente deseja retrair-se, o terapeuta deve pedi-lo para fechar os olhos e se retirar em fantasia para qualquer lugar ou situação em que se sinta seguro. Pede-lhe para descrever a cena, os sentimentos... continuando o trabalho com o que ele fornece de informações.

 ENSAIO

“a grande parte do nosso pensamento consiste em ensaio e preparativos internos para o desempenho de nossos papéis sociais habitais” (PERLS)

·         O “PÂNICO D PASSO” representa o medo que sentimentos de não desempenhar bem o nosso papel.

EXAGERAÇÃO

  • ·  Está associada ao princípio continuo de conscientização
  • ·  Faculta um outro meio de compreender a linguagem do corpo.
  • ·  O Terapeuta observa um gesto qualquer, do qual o cliente não se dá conta da repetição.
  • ·  O terapeuta solicita dele que exagere repetidamente o movimento

 FIQUE COM

  • · Ilustra o papel da evitação fóbica em todo o comportamento neurótico (perls)
  • ·  O neurótico evitou habitualmente o vigoroso contato com uma diversidade de experiências desagradáveis e disfóricas (tudo que vai ao contrário do que se pensa, ou acredita)
  • ·  A evitação arraigada, leva a ansiedade fóbica na rotina.
  • · Ao ficar, se demorar no problema, o paciente aprende a lidar com situações difíceis, se torna mais confiante em si mesmo, ganha mais autonomia para lidar com as frustrações da existência.

PODE FICAR COM ESSE SENTIMENTO?

  • ·  utilizada quando o cliente se refere a um sentimento ou estado de espírito que é desagradável e tem grande desejo de dissipar.
  • ·  Ao relatar como se sente, o terapeuta pergunta a ele: Pode ficar com esse sentimento?
  • · O cliente geralmente, se frustra ao ter que ficar com esse sentimento. O terapeuta pede-lhe para suportar a dor psíquica que sofre no momento.
  • ·  Terapeuta solicita a elaboração do cliente sobre “o que são os seus sentimentos” e “como são seus sentimentos”, quais as sensações, percepções, fantasias e expectativas?
  • · Terapeuta vai auxiliar a distinguir o que o cliente imagina e o que percebe.

 

REFERÊNCIA:

CABRAL, Álvaro. Gestalt-terapia Teoria, Técnicas e Aplicações. Quarta edição.  Zahar Editores, Rio de Janeiro. Capítulo 11- As regras e o s jogos em Gestalt Terapia. Abraham Levitsky e Frederick S. Perls.

Nenhum comentário:

Postar um comentário