Formar conceitos é de grande importância para que possamos definir e identificar as coisas de um modo geral. A exemplo disso, pode-se pensar no conceito por exemplo de cadeira: assento com quatro pés e um encosto. Entretanto, existem diferentes tipos de cadeira, e daí a necessidade de categorizá-la para podermos identificar melhor qual a cadeira da qual se está falando, já que pode ser cadeira de alimentação, cadeira de plástico, cadeira de sala, cadeira do papai.
Para isso, é preciso se utilizar dos recursos da COGNIÇÃO, que se concentra em atividades ligadas a PENSAR, CONHECER, LEMBRAR e COMUNICAR as informações, portanto, cognição são atividades mentais associadas ao pensamento, ao conhecimento à lembrança e à comunicação.
A nossa COGNIÇÃO permite-nos criar estratégias para resolver problemas e identificar os problemas que nos atrapalham. A nossa capacidade de resolver problemas e lidar com novas situações, é atribuída à nossa RACIONALIDADE.
A solução de problemas pode ocorrer de diferentes maneiras:
- Método da tentativa e erro.
- Algoritmos - procedimento lógico e metódico que assegura a resolução de um problema específico.
- Heurística - estratégia simples de pensamento que nos permite fazer julgamentos e resolver problemas com eficiência, porém é mais propensa a erros que o método dos algorítimos. A heurística é uma técnica de pensamento e comportamento praticamente automática nos humanos, que agem de modo intuitivo e inconsciente para achar prováveis respostas para aquilo que procuram.
- Insight - percepção súbita, inovadora para solucionar um problema. Aparecem na mente de maneira repentina.
Os cientistas cognitivos estão revelando os poderes da INTUIÇÃO, seus perigos e como nos afeta.(MYERS;DEWALL.2017.P.303).
- INTUIÇÃO é análise "congelada em hábito".(MYERS;DEWALL,2017.P.303)(SIMON, 2001), o conhecimento implícito ou seja, tudo o que aprendemos e gravamos em nosso cérebro, mas não conseguimos explicar plenamente. É reagir sem pensar. Não envolve o pensamento consciente. É adaptativa, permitindo uma reação rápida (heurística).
- A FIXAÇÃO pode ser tornar um problema, por se tratar de uma incapacidade para ver novos problemas por um novo ângulo: foca o pensamento mas prejudica a resolução criativa do pensamento.
- Os VIÉS DE CONFIRMAÇÃO que leva o sujeito a buscar apoio para as próprias opiniões e ignorar as evidências contraditórias.
- A PERSEVERANÇA NA CRENÇA faz com que o indivíduo ignore as evidências que provam que as nossas crenças estão erradas, fecha a mente para novas ideias.
- O EXCESSO DE CONFIANÇA permite que sejamos felizes e tomemos decisões com facilidade, mas, nos coloca em risco para cometermos erros.
O PENSAMENTO pode apresentar dois tipos de raciocínio:
- RACIOCÍNIO CONVERGENTE - limita as possíveis soluções para os problemas, a fim de determinar a melhor solução.(MYERS;DEWALL,2017.P.305)
- RACIOCÍNIO DIVERGENTE - expansão do número de possíveis soluções para o problema: o pensamento criativo que diverge em diferentes direções.(MYERS;DEWALL,2017.P.305)
Muitas das habilidades cognitivas atribuídas aos humanos ( Homo Sapiens) também se apresentam em diferentes espécies, ou seja, em outros animais. Embora não sejam animais racionais, é claro e notório por exemplo, a inteligência nos animais. Isso ocorre por que todos os animais não humanos, incluindo todos os mamíferos e aves, possuem "redes neurais" que geram a consciência, portanto, seus cérebros conseguem fazer muitas das atividades que o humano também consegue. Entretanto, o Homo Sapiens, se diferencia pela sua capacidade de raciocinar e pela sua linguagem. Especialistas em Aprendizagem e cognição, atribuem ao Homo Sapiens, em termo de Aprendizagem e Linguagem um A+ em relação aos demais animais irracionais. (MYERS;DEWALL,2017.P.306)
LINGUAGEM são as nossas palavras faladas, escritas ou sinalizadas e a forma como a combinamos para comunicar significados. (MYERS;DEWALL,2017.P.307). Graças à linguagem transferimos significados de uma mente para outra.Quer seja FALADA, ESCRITA ou SINALIZADA, a linguagem nos possibilita não só nos comunicarmos, como transmitir o conhecimento acumulado da civilização ao longo das gerações. (MYERS;DEWALL,2017.P.307).
Para PINKER(1990) a Linguagem é a "joia da coroa da cognição".
Componentes estruturais da LINGUAGEM FALADA:
- Fonemas - sons produzidos pela fala.
- Morfenas - menor unidade da língua ( Ex: Eu; I (eu))
- Gramática - sistema de regras de uma dada linguagem.
Desenvolvimento da Linguagem e como a adquirimos?
- ESTÁGIO DE BALBUCIO
- A partir dos 4 meses.
- bebês emitem diversos sons espontaneamente, inicialmente sem relação com a linguagem doméstica.
- Conseguem discriminar a fala, correspondendo aos sons.
- A compreensão da linguagem nos bebês ocorrem antes da produção da linguagem. (Linguagem receptiva)
- De 1 a 2 anos de idade
- As crianças falam palavras isoladas. (LINGUAGEM PRODUTIVA, que é a capacidade de produzir sons e palavras, amadurece após a LINGUAGEM RECEPTIVA, que é a capacidade de compreender o que se fala para elas e à sua volta.)
- Aprendem que os sons possuem significados, e se estimuladas, aprendem a associar o som ao objeto. Fala-se peixe, e ela olhará para o peixe.
3. ESTÁGIO DE DUAS PALAVRAS
- A partir dos 2 anos.
- As crianças falam frases de duas duas palavras.
- As crianças falam como um telegrama: ir carro, copo água.
- Usa principalmente verbos e substantivos.
Diferentes áreas do cérebro cumprem funções linguísticas diferentes. Ao processar a linguagem, assim como, em outras formas de processamento de informações, o cérebro opera dividindo suas funções mentais - falar, perceber, pensar, lembrar - em subfunções.
Ao ler conscientemente um texto qualquer, o cérebro está computando a forma de cada palavra, som e significado usando diferentes redes neurais (Posner & Carr, 1992)(MYERS;DEWALL,2017.P.312). Diferentes áreas do cérebro também processa as informações de quem falou e o que foi dito. (Perrachione et.al.,2011) (MYERS;DEWALL,2017.P.312)
Há duas áreas no cérebro que se estiverem danificadas causam os seguintes problemas:
- ÁREA DE BROCA - região do lobo frontal, parte do cérebro que, quando danificada, pode prejudicar a capacidade de PRONUNCIAR as palavras.
- ÁREA DE WERNICKE - região do lobo temporal, parte do cérebro que poderia prejudicar a nossa capacidade para COMPREENDER a linguagem.
Vale observar que os animais exibem uma capacidade linguística impressionante, pois demonstram compreensão e comunicação bem desenvolvidas.(MYERS;DEWALL,2017.P.313)
DETERMINISMO LINGUÍSTICO é quando a linguagem determina a maneira de pensar. A linguagem é a expressão dos nossos pensamentos.
A RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM E O PENSAMENTO
O linguista Benjamim Lee Whorf (1956) defendeu que a língua DETERMINA o modo como pensamos.(MYERS;DEWALL,2017.P.314). As palavras podem não determinar o que pensamos mas influenciam nosso pensamento (Boroditsky,2011)(MYERS;DEWALL,2017.P.315).
Expandir a linguagem é expandir a habilidade de pensar. Vale a pena ampliar o poder verbal!
O Determinismo linguístico de Benjamim sugere que não podemos pensar sobre coisas, a menos que tenhamos palavras para esses conceitos ou ideias.
Entretanto, é mais correto dizer que a linguagem INFLUENCIA o pensamento.
Referências:
MYERS, D. G.; DEWALL, C. N. Psicologia. Rio de Janeiro, 2017. Editora gen LTC. 11ª edição.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal.
A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. É um sistema de signos e símbolos usados para transmitir pensamentos, ideias, opiniões, informações, sentimentos, desejos,…
É muito importante que esse código seja entendido por todos os intervenientes no processo comunicativo, podendo ser composto por palavras, gestos, sons, imagens, sinais,…
Diferença entre linguagem verbal e linguagem não verbal
A linguagem verbal utiliza palavras para estabelecer a comunicação, que são utilizadas tanto na escrita como na oralidade.
A linguagem não verbal não utiliza palavras para estabelecer a comunicação, recorrendo a outras formas de comunicação, como gestos, sinais, símbolos, cores, luzes,…
Linguagem verbal | Linguagem não verbal |
---|---|
bilhetes; cartas; conversas; decretos; diálogos; e-mails; entrevistas; filmes; jornais; literatura; livros; ofícios; poesias; prosas; reportagens; revistas; sites; telefonemas; … | apitos; bandeiras; buzinas; cores; desenhos; expressões faciais; figuras; gestos; imagens; logotipos; luzes; pinturas; placas; posturas corporais; semáforos; sinais de trânsito; sinais; sirenes; … |
Referências:
Tipos de linguagens. Disponível em https://www.normaculta.com.br/tipos-de-linguagem-linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em 19/02/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário