sábado, 23 de fevereiro de 2019

Teoria da Personalidade e Teorias Psicológicas

A TEORIA DA PERSONALIDADE E OUTRAS TEORIAS PSICOLÓGICAS


Uma Teoria da personalidade deve consistir em um conjunto de suposições referentes ao comportamento humano, juntamente com regras para relacionar essas suposições e definições e permitir a interação com eventos empíricos e observáveis.

Para definir o que diferencia uma teoria da personalidade de qualquer outra teoria psicológica deve-se compreender:
  • Teoria Geral do Comportamento - tenta lidar com todos os fenômenos  comportamentais de importância. Exemplo disso: Teorias da Personalidade.
  • Teorias de Domínio Único - restringem seu foco a certas classes de eventos  comportamentais. Exemplo dessas teorias: Teoria da percepção, Teoria da audição, da memória, aprendizagem motora, etc.

As teorias da personalidade se encaixam na Teoria Geral do Comportamento, pois, geralmente, aceitam o desafio de explicar ou incorporar eventos de natureza muito variada, desde que este possua importância funcional demonstrada pelo indivíduo. Todas as teorias gerais do comportamento são teorias da personalidade.

Lamiell(1981, p.280) diferencia Psicologia da Personalidade e Psicologia Diferencial:
  • Psicologia da Personalidade -  focaliza consistências temporais e transituacionais dentro das pessoas, a nível de indivíduo.
  • Psicologia Diferencial - focaliza o desempenho relativo das pessoas em geral em alguma característica de interesse.

COMPARAÇÃO DAS TEORIAS DA PERSONALIDADE

Devido a multiplicidade de teorias da personalidade, é preciso compreender que não há uma teoria certa ou errada, cada uma trás em si, uma fraqueza e uma força, que pode atender as expectativas de um indivíduo e, em contrapartida, pode já não atender a outro.

George Kelly trás a seguinte abordagem sobre isso:
  • Sugere que as pessoas diferem em sua maneira de perceber ou construir a realidade.
  • As pessoas diferentes constroem ou interpretam o mundo de maneira diferente, portanto, agem diferentemente umas das outras.
  • Nenhuma das alternativas está certa ou errada, mas cada uma terá implicações diferentes.

Essa mesma abordagem pela subjetividade sugere que as teorias da personalidade possibilitam construções alternativas da personalidade, portanto, nenhuma está certa ou errada, cada uma tem forças e fraquezas que enfatizam diferentes componentes do comportamento.

Para facilitar o processo comparativo dessas teorias, as mesmas foram organizadas em quatro famílias, com suas respectivas características:
  1. Teorias Psicodinâmicas - enfatizam os motivos inconscientes e o conflito intrapsíquico resultante.
  2. Teorias Estruturais  - focalizam as diferentes tendências comportamentais que caracterizam o indivíduo.
  3. Teorias Experienciais - observa a maneira pela qual a pessoa percebe a realidade e experiencia seu mundo.
  4. Teorias da Aprendizagem -  enfatizam a base aprendida das tendências de resposta, com uma ênfase no processo de aprendizagem, em vez de nas tendências resultantes.


Existem várias qualidade pelas quais as Teorias da Personalidade  podem ser comparadas e distintas uma das outras.OS atributos quanto a natureza substantiva da teoria e a questões de adequação formal podem ser:

Atributos Formais
  • Evidencia o quanto adequadamente a teoria é desenvolvida e apresentada.
  • As qualidades  representam um ideal e quanto mais próximo a teoria se aproxima dele, mais efetivamente deve ser usada.
  • Trata da clareza e explicitação da teoria.
  • Definição precisa de todos os termos.
  • Define como a teoria se relaciona com os fenômenos empíricos
Atributos Substantivos
  • Não possui valor normativo ou padrão como os atributos formais.
  • São neutros em relação ao bem e o mal.
  • Refletem as suposições particulares da teoria sobre o comportamento.
  • São questões da teoria da personalidade.
  • Leva-se em consideração, a busca de objetivos, propósito e empenho do indivíduo, é vista como aspectos essenciais e centrais do seu comportamento.
  • Determinantes conscientes e inconscientes têm importância relativa, e diz respeito a racionalidade e irracionalidade do comportamento humano.
  • O processo de aprendizagem ou modificação do comportamento  recebe uma atenção detalhada e explícita, já que alguns teóricos veem no processo de aprendizagem a chave para todos os fenômenos do comportamento.
  • A genética tem relativa importância na determinação do comportamento.
  • As teorias da personalidade tem relativa influência das experiências atribuídas a eventos ocorridos em estágios posteriores do desenvolvimento. A infância influencia a adolescência, e portanto, a vida adulta. Para compreender o presente é preciso se reportar ao passado.
  • Abrande a questão da continuidade ou descontinuidade do comportamento em diferentes estágios do desenvolvimento, vendo o indivíduo como um organismo em constante desenvolvimento.
  • A abordagem holística considera que o comportamento só pode ser analisado no contexto, considerando a pessoa com seu comportamento e o ambiente em que vive. ênfase na totalidade do indivíduo, onde tudo está relacionado, abrangendo aspectos biológicos e comportamentais do indivíduo.
  • Para compreender um determinado comportamento é preciso compreender o contexto ambiental em que este ocorreu.
  • No holismo ainda se considera  a singularidade ou individualidade do sujeito, admite-se que cada ato é único  e não pode ser duplicado.
  • As teorias da personalidade costuma descrever uma hierarquia, variando de comportamentos específicos a tendências comportamentais mais ampla e princípios gerais do comportamento.
  • Alguns teóricos afirmam que o ambiente só afeta o indivíduo se ele o perceber ou experienciar. Dessa maneira, é o ambiente psicológico que determina o comportamento do indivíduo e não o ambiente físico.
  • Consideram os determinantes culturais ou a condição de membro de um grupo, como meio de moldar um dado comportamento.
  • Há psicólogos da personalidade que buscam orientação  nas ciências naturais (biologia, fisiologia, neurologia, genética) e os que buscam orientação nas ciências sociais (sociologia, antropologia, economia, história).
  • Pode ser analisada a partir de componentes sadios ou ideais da personalidade, por outro lado, se limitar a indicar o positivo e o negativo, o normal e o anormal.
Ênfase na Psicodinâmica
  • Compartilham uma preocupação central com as forças dinâmicas que determinam o nosso comportamento e com as estruturas defensivas, que sem querer, erigimos para nos defender.
  • Sigmund Freud desenvolveu a primeira teoria sistemática da personalidade, provocando reações em muitos aspectos.
  • Freud defende um modelo conflitual de motivação, onde o comportamento é provocado pelo inconsciente (base biológica).
  • Freud considera o determinismo psíquico, no qual, todos os comportamentos ocorrem por alguma razão. O papel do psicólogo é descobrir os determinantes de tal comportamento, levando Freud a estudar a psicologia profunda, analisando sonhos, chistes e atos falhos.
A partir de Freud surgem outros teóricos que contestam determinadas teorias bem como as comparam entre outras, encontrando ai divergências e convergências nas diversas teorias psicológicas da personalidade.



REFERÊNCIAS
HALL; LINDZEY; CAMPBELL. Teorias da Personalidade. Capítulo I -  A natureza da  Teoria da Personalidade

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