- Vocês já sofreram bullying?
- Se não sofreram, já presenciaram alguém sofrendo?
O bullying...
- é um tema contemporâneo que assume grande importância no nosso cenário.
- é uma palavra inglesa que significa, de acordo com o dicionário Aurélio provocação, intimidação, ou agressão, física ou verbal, feita por um indivíduo mais desinibido, mais velho, mais forte, etc., a outro mais tímido, mais fraco, mais novo, etc.
- O termo surgiu na Noruega em 1982, quando Dan Olweus, professor da universidade da Noruega, começou a pesquisar tendências suicidas entre adolescentes tendências suicidas entre adolescentes.
- Do ponto de vista da psicologia moral, é a escolha que diferencia o bullying de uma brincadeira entre alunos.
- No bullying o autor tem intenção de causar sofrimento ao alvo escolhido, e as agressões ocorrem por um longo perído de tempo.
- Para que uma agressão seja identificada como bullying, devem ser realizadas entre pares que se mantêm num mesmo nível hierárquico, ou seja, um chefe tratando um funcionário mal não é bullying.
- há sempre um público que, mesmo não estando presentes na ação violenta, são convenientes com a situação
- haverá sempre a necessidade, para o agressor, de contar com a admiração de um público que o faz manter a fama e a imagem que ele deseja diante dos outro
- não aprenderam a transformar suas raivas em diálogos, em superação de problemas e na busca de um valore de si, precisam se sentir superior aos outros.
- Quem pratica o bullying têm grande probabilidade de se tornar adulto com comportamentos antissociais e/ou violentos.
- Ao passo que as vítimas acreditam ser merecedoras, é comum possuírem sentimento de insegurança.
Saber sobre o bullying...
- te possibilita a ter uma atuação adequada sobre o assunto enquanto profissional da psicologia e auxiliar na minimização dessa prática no ambiente escolar.
- você será capaz de identificar os tipos de bullying.
- O bullying não ocorre somente nas escolas.
- Ocorre por um longo periodo de tempó
- Desequilíbrio de poder físico e psicológico.
- Relação VÍTMAS-AGRESSORES-ESPECTADORES.
- Agressores/ Bullies
- Falta de empatia ou família desestruturada
- Probabailidade de comportamentos antissociais e ou violentos.
- Vítimas se sentem
- Inseguras
- Merecedoras
Consequências do Bullying...
- baixa autoestima
- baixo rendimento escolar
- evasão escolar
- agressividade e desejo de vingança
- estresse, ansiedade e fobias
- dificuldade de ralacionamento
- depressão e ideias suicidas
Como identificar....
- Não tem vontade de ir à escola
- apresenta baixo rendimento escolar
- volta da escola com roupas e livros rasgados
- Isola-se dos amigos e da família
- aparenta estar sempre triste, deprimido, ansioso ou aflito
- Fica agressivo sem motivos aparentes
- Não gosta de si mesmo, nem se valoriza.
REFERÊNCIAS
CRAIDY, C. M.; SILVA, G. E. P. K. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
JOHN, W. S. Psicologia educacional. 3. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
MARINI, E. Psicologia escolar: uma reflexão sobre a educação: orientação para pais e educadores. São Paulo: Vetor, 2012.
TOGNETTA, L.; VINHA, T. É possível superar a violência na escola?. São Paulo: Editora do Brasil, 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário