- Filho de Judeus russos imigrantes.
- Especializou-se em psiquiatria em 1953
- Desiludido com a abordagem psicanalítica da psicologia clínica, desenvolveu a terapia cognitiva.
- Fundou o Beck Institute for Cognitive Therapy and Research na Filadélfia, hoje dirigido por sua filha Judith Beck
A TERAPIA COGNITIVA
- Beck estava cético quanto a eficácia da psicanálise, chegando a achar que se tratava de fé, por se tratar de uma teoria baseada em relatos.
- enfatiza a importância de examinar a percepção das pessoas sobre suas experiências, suas crenças, na maneira como a pessoa percebe seu mundo. A interpretação que cada um faz de si.
- há provas empíricas contundentes sobre a eficácia da terapia cognitiva.
- a chave para um tratamento eficaz não é o inconsciente, mas a observação de como um distúrbio se manifesta na percepção do paciente.
- Há mais na superfície do que nosso olhar alcança.
- Conduziu uma série de experimentos sobre a depressão.
- Ao descrever a depressão, os pacientes de Beck quase sempre externavam ideias negativas sobre si mesmos, o futuro e a sociedade em geral, de forma involuntária, como pensamentos automáticos.
- Beck Percebeu que a maneira pela qual seus pacientes percebiam suas experiências - a cognição que tinham delas - não era um mero sintoma da depressão, mas o caminho para se chegar a uma terapia eficiente. (Ideia de Beck, 1960)
- Primeiro passo para vencer a depressão: auxiliar seus clientes a reconhecer e avaliar em que medida suas percepções era realistas e distorcidas.
- A percepção do paciente deve ser considerada como verdadeira.
- Manifestações imediatas da depressão-pensamentos automáticos negativos - forneciam toda a informação necessária para a terapia.
- Reestruturação dos 3 níveis de cognição:
- pensamentos automáticos - mais superficiais
- crenças intermediárias - menos profundas
- crenças nucleares - muito profundas.
- Exemplo: Um paciente recebe uma promoção no trabalho e pode expressar pensamentos negativos a respeito: "muito difícil novo trabalho, falharei" - uma percepção que produz angústia e infelicidade quando deveria ser uma coisa boa. Não é a situação que causa sofrimento ao paciente, mas sim, a forma como ele percebe e interpreta a situação. A TCC tem a função de ajuda-lo reconhecer que sua percepção está distorcida e ajuda-lo a encontrar uma forma mais realista ou abrangente de pensar sobre os fatos.
- Percebeu p´[os resultados positivos com a depressão que a TCC poderia auxiliar a superar outras condições, como distúrbios de personalidade e esquizofrenia.
- Beck dizia aos seus pacientes: Não confie em mim, teste-me.
- desenvolveu vários métodos para avaliar a natureza e a severidade da depressão como:
- Escala de Depressão de Beck (BDI)
- Escala de Desesperança de Beck
- Escala de Ideação Suicida de Beck (BSS)
- Escala de Ansiedade de Beck (BAI)
- a terapia cognitiva de Beck ajuda os pacientes a questionarem suas percepções, conduzindo-os para uma visão mais positiva.
REFERÊNCIAS
COLLIN, Catherine et al. O Livro da Psicologia. Editora Globo. São Paulo, 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário