domingo, 15 de setembro de 2019

PI-Tema-eixo: Adulto e Idoso


PROJETO INTEGRADOR
CICLO I

1.     TEMA
      Eu adulto, Bem-me-quero na terceira idade.

2.     QUESTÃO NORTEADORA
      Quais os principais impactos biopsicossociais e cognitivos, que influenciam em uma vida de qualidade na transição adulto-idoso no século XXI?

 3. JUSTIFICATIVA
     Conforme dados divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 11/11/2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que terá 2 bilhões de idosos em 2050, e complementa que, envelhecer bem deve ser prioridade global. Por esta razão, é de grande importância para a promoção de uma vida de qualidade na velhice, o conhecimento e o entendimento de como os impactos biopsicossociais e cognitivos interferem na vida do indivíduo. (PAPALIA;FELDMAN.2013).
     Levando-se em consideração que essa fase de transição do desenvolvimento humano provoca mudanças significativas no indivíduo como a aceitação do próprio eu, as mudanças nos seus papeis sociais e também familiares, surge a necessidade de identificar quem foi o adulto, que hoje vive uma vida de qualidade na velhice.
     Importante ressaltar que a sociedade também se modifica e novos conceitos sobre o envelhecer, novas formas de pensar: como o cuidado da saúde psicológica e estética, novas carreiras e novas configurações familiares, por exemplo, impactam na visão do que é uma vida de qualidade e de como cada um a vive ou busca viver.
     Destaca-se, como relevância social a necessidade de se identificar os aspectos que contribuem para promover uma vida de qualidade, na transição adulto-idoso, enfatizando como a Psicologia enquanto profissão e ciência, pode contribuir para essa vida de qualidade, na integração desse indivíduo junto à Sociedade.

2.     OBJETIVO GERAL
     Evidenciar como o psicólogo pode contribuir para uma vida de qualidade no processo de envelhecimento, no século XXI.
  
3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

·       Evidenciar quais as contribuições que as teorias do desenvolvimento humano de Henri Wallon e Erik Erikson trouxeram para a compreensão atual acerca do processo de envelhecimento.
·       Demonstrar como as políticas públicas atuais, podem promover uma vida de qualidade, do ponto de vista da saúde mental na transição adulto-idoso.
·       Identificar a visão da sociedade em relação ao processo de envelhecimento, e seus impactos biopsicossociais.
·       Apresentar como a memória e as funções executivas funcionam no processo de transição do adulto para o idoso na era pós-moderna.
·       Investigar como o envelhecimento afeta a percepção que o indivíduo tem de si, no seu sistema familiar.
·       Identificar os fatores que levam o indivíduo a se comportar na idade adulta em benefício de uma vida de qualidade, aumentando a probabilidade desses comportamentos na terceira idade. 


4.     METODOLOGIA

      A equipe desse Projeto Integrador, se organizou em 6 subgrupos e 1 equipe articuladora, dada a diversidade e tamanho da turma. Esse método, possibilitou uma melhor divisão das pesquisas no que diz respeito aos objetivos específicos e o desenvolvimento de todo o conteúdo, integrando-o com as respectivas disciplinas.
      O Tema, Questão Norteadora, Objetivo Geral, Metodologia foram elaborados junto a turma, em sala, durante a disciplina do PI.
      No Ciclo I, cada subgrupo ficou a responsabilidade de elaborar um objetivo específico, integrando com a disciplina correspondente a cada grupo. À Equipe Articuladora coube a responsabilidade de elaborar a justificativa, o cronograma, articular os conteúdos, observando ortografia, coerência dos termos e cronologia.
      O levantamento bibliográfico sobre Adulto e Idoso, e processo de envelhecimento, foi feita através da internet, em artigos e relatórios técnicos estatísticos, como fonte de pesquisa primária e em livros recomendados pelos professores das disciplinas, como fonte de pesquisa secundária. A turma pesquisou em livros, revistas e base de dados eletrônicas como o Scielo, Google Acadêmico e PePSIC; utilizando como palavras-chaves: Velhice, idoso, envelhecimento, transição adulto-idoso, teorias de desenvolvimento,
       O Projeto contempla pesquisas de ordem qualitativa e quantitativa, que serão aplicadas, uma online, e outra em campo.  Serão elaborados três diferentes tipos de questionários a serem aplicados nas seguintes pesquisas:
       Um questionário a ser aplicado na pesquisa on-line, tem por objetivo saber qual a percepção da sociedade brasileira sobre o processo de envelhecimento, contemplando todo e qualquer cidadão, de qualquer faixa etária. Um outro questionário a ser aplicado na pesquisa de campo aplicada em visita a uma Instituição que abriga idosos, a ser designada no próximo dia 16/09/19, com a finalidade de constatar os impactos que afetam a vida de qualidade desse idoso. Um terceiro questionário a ser aplicado ao adulto, na faixa etária de 45 a 65 anos de idade, em pesquisa de campo, feita em vias públicas, que tem por finalidade identificar os principais impactos biopsicossociais e cognitivos, que influenciam em uma vida de qualidade na transição adulto-idoso no século XXI.  
      Será deixado como legado social, em devolutiva aos adultos, que serão contemplados nas pesquisas em vias públicas, a entrega de folders informativos a respeito do processo de envelhecimento. Já na Instituição a ser visitada, será promovida ação social, com atividades que promovam bem-estar e momentos de alegria aos idosos presentes.
      Por fim, será realizada uma apresentação pública no auditório da FTC, a fim de compartilhar todo o aprendizado adquirido com as pesquisas que contemplam a transição adulto-idoso.

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