A
PSICOLOGIA CIENTÍFICA
Final do Séc. XIX – Wundt,
Fechner e Weber trabalharam juntos na Universidade de Leipzig na Alemanha.
Outros estudiosos como Titchner e William James, ingleses, seguiram para
Alemanha.
· A
Filosofia deixa de fazer parte da Psicologia como até então.
· Novos
estudiosos da Psicologia passaram a :
o
Definir seu objeto de estudo- comportamento,
vida psíquica, consciência.
o
Delimitar seu campo de estudo, diferenciando da
Fisiologia e Filosofia.
o
Formular métodos específicos de estudo para seu
objeto.
o
Formular teorias próprias, obedecendo aos
critérios da metodologia científica, onde os dados devem ser passíveis de
comprovação, e o conhecimento deve ser cumulativo, servindo de ponto de partida
para novos estudos.
· É nos
EUA que a Psicologia se desenvolve e onde surgem as primeiras abordagens ou
escolas da Psicologia: Funcionalismo
de William James (!842-1910), Estruturalismo
de Edward Titchner (1867-1927) e o Associacionismo
de Edward L. THorndike ( 1847-1949).
· Funcionalismo de
William James (!842-1910):
o
Primeira
sistematização dos conhecimentos da psicologia.
o
Pragmatismo
o
Sua preocupação: responder o que fazem os
homens e porque fazem.
o
Para responder isso James elege a consciência
como centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na
medida em que o homem usa para se adaptar ao meio.
· Estruturalismo de
Edward Titchner (1867-1927)
o
Buscou compreender o funcionalismo da consciência,
porém nos seus aspectos estruturais, ou seja, os estados estruturais da consciência,
como estrutura do sistema nervoso central.
o
Método do Introspeccionismo
o
Os conhecimentos psicológicos produzidos são
eminentemente experimentais, ou seja, produzidos em laboratórios.
· Associacionismo de
Edward L. THorndike ( 1847-1949).
o
Formulou a primeira teoria de aprendizagem da
Psicologia.
o
Produzia conhecimento a partir da utilidade deste
conhecimento.
o
A aprendizagem se dá pelo processo de
associação de ideias, das mais simples às mais complexas. Logo, para entender
ideias complexas era preciso entender primeiro as ideias simples que diz
respeito ao objeto de estudo.
o
Formulou a Lei do Efeito de grande utilidade
para a Psicologia Comportamentalista, que afirma que todo comportamento de qualquer
organismo vivo tende a se repetir se recompensarmos (efeito) o organismo assim
que emitir o comportamento. E o comportamento tenderá a não acontecer , se o
organismo for castigado (efeito) após acontecer.
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