quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Funcionalismo, Estruturalismo e Associacionismo as principais teorias do século XX.


A PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Final do Séc. XIX – Wundt, Fechner e Weber trabalharam juntos na Universidade de Leipzig na Alemanha. Outros estudiosos como Titchner e William James, ingleses, seguiram para Alemanha.

·       A Filosofia deixa de fazer parte da Psicologia como até então.

·       Novos estudiosos da Psicologia passaram a :

o   Definir seu objeto de estudo- comportamento, vida psíquica, consciência.

o   Delimitar seu campo de estudo, diferenciando da Fisiologia e Filosofia.

o   Formular métodos específicos de estudo para seu objeto.

o   Formular teorias próprias, obedecendo aos critérios da metodologia científica, onde os dados devem ser passíveis de comprovação, e o conhecimento deve ser cumulativo, servindo de ponto de partida para novos estudos.

·       É nos EUA que a Psicologia se desenvolve e onde surgem as primeiras abordagens ou escolas da Psicologia: Funcionalismo de William James (!842-1910), Estruturalismo de Edward Titchner (1867-1927) e o Associacionismo de Edward L. THorndike ( 1847-1949).

·       Funcionalismo de William James (!842-1910):

o    Primeira sistematização dos conhecimentos da psicologia.

o   Pragmatismo

o   Sua preocupação: responder o que fazem os homens e porque fazem.

o   Para responder isso James elege a consciência como centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem usa para se adaptar ao meio.

·       Estruturalismo de Edward Titchner (1867-1927)

o   Buscou  compreender o funcionalismo da consciência, porém nos seus aspectos estruturais, ou seja, os estados estruturais da consciência, como estrutura do sistema nervoso central.

o   Método do Introspeccionismo

o   Os conhecimentos psicológicos produzidos são eminentemente experimentais, ou seja, produzidos em laboratórios.



·       Associacionismo de Edward L. THorndike ( 1847-1949).

o   Formulou a primeira teoria de aprendizagem da Psicologia.

o   Produzia conhecimento a partir da utilidade deste conhecimento.

o   A aprendizagem se dá pelo processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas. Logo, para entender ideias complexas era preciso entender primeiro as ideias simples que diz respeito ao objeto de estudo.

o   Formulou a Lei do Efeito de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista, que afirma que todo comportamento de qualquer organismo vivo tende a se repetir se recompensarmos (efeito) o organismo assim que emitir o comportamento. E o comportamento tenderá a não acontecer , se o organismo for castigado (efeito) após acontecer.

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