terça-feira, 9 de outubro de 2018

ÈMILE DURKHEIM -Sociologia.




Auguste Comte, filósofo positivista, deu a ideia de construção da sociologia, mas quem desenvolveu a sociologia foi Èmile Durkheim. Foi ele quem escreveu as regras do MÉTODO SOCIOLÓGICO, propondo o surgimento de uma nova ciência dissociada da Filosofia: SOCIOLOGIA. A sociologia é a ciência que estuda a sociedade.

A ciência exige um método científico, organizado, sistematizado, de forma que possam ser feitos e comprovados os experimentos.  E Durkheim aplica o método científico, empirismo, para estudar a sociedade.

Para isso, Durkheim delimita como objeto de estudo científico o fato social, que   são os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. Via o fato social como uma coisa, que seria o objeto de estudo na sociedade. O fato social é qualquer coisa, que nasce na sociedade, mas tenha influência e relevância para o indivíduo na sociedade. (Ex. manifestações)

Para delimitar um fato social é preciso definir:

·        Se o acontecimento nasceu na sociedade?
      ·        Se tem relevância?
      ·        Se tem influência no indivíduo?
      ·        A abordagem deve ser sistemática e metodológica (Empirismo)

Exemplos de fatos sociais segundo Durkheim:

·        Manifestações, no estado de..., no ano... (fato social)
       ·        Livro: O suicídio – aponta o suicídio como um fato social.
       ·        Suicídio altruísta – tira a vida em prol da sociedade Ex. Homem bomba.
       ·        Suicidio egoísta – tira a vida por não se encaixar na vida, seja por se sentir inferior, seja por se sentir superior a ela.
       ·        Suicídio anômico (anomia social – sem nome, caos onde nenhuma regra é respeitada) – a crise econômica de XXIX- desemprego, etc, caos social, tira a vida porque já não se ver naquela sociedade.

Para Durkheim haviam dois tipos de solidariedade:

Solidariedade mecânica  ( sociedades tradicionais, porque as pessoas tinham funções mais simples. O trabalhador faz sempre a mesma coisa, exerce sempre a mesma função, trabalho mecânico.

Solidariedade Orgânica ( sociedades modernas e contemporâneas, as funções de trabalho são muito mais complexas, e tendo funções mais complexas, Durkheim associa  a um célula e por isso orgânica.

DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO DE DURKHEIM
Por isso é que Durkheim procurou no campo do trabalho, nos grupos profissionais, um lugar de reconstrução da solidariedade e da moralidade integradoras das quais lhe pareciam tão carentes as sociedades industriais.

O estado de anarquia era fruto da distribuição injusta da riqueza mas, da falta de regulamentação das atividades econômicas.

Vai além da mera produção e reprodução material mais eficiente. Para ele a divisão do trabalho social provém os meios necessários para a subsistência material, além da acumulação e excedentes produtivos.
A divisão do trabalho era algo visto como atividade solidário e recíproco. A solidariedade é o elemento chave da sociedade.

Preocupação de Durkheim: coesão ou interação social.
Queria responder o que leva os indivíduos a viverem em sociedade.
Chegou à conclusão de que a integração social era uma questão de moralidade. De coordenação da atividade individual dentro de um sistema social com base num comprometimento social com regras e normas coletivas.
Observou que a era industrial, a tendência era tornar as pessoas cada vez mais diferentes entre si e moralmente encoraja-las a enfatizar suas diferenças ao invés de reforçar sua individualidade.
Como pode a sociedade se manter coesa se cada indivíduo busca o seu próprio e intransferível interesse?
Busca resposta dentro do processo de diferenciação social. Para ele cada vez mais que as formas de trabalho se tornam cada vez mais fragmentado e especializado as formas relativamente simples das sociedades tradicionais são destruídas. Ao mesmo tempo formam-se formas mais complexas numa nova e mais complexa forma de integração, que é a solidariedade orgânica.

 DOIS TIPOS DE CONSCIÊNCIA 
Existem em nós dois seres: um, individual, “constituído de todos os estados mentais que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal”, e outro que revela em nós a mais alta realidade, “um sistema de ideias, sentimentos e de hábitos que exprimem em nós.

  •  Essa consciência comum ou coletiva corresponde ao “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade [que] forma um sistema determinado que tem vida própria”.
DOIS TIPOS DE SOLIDARIEDADE
    Os laços que unem os membros entre si e ao próprio grupo constituem a solidariedade, a qual pode ser orgânica ou mecânica; de acordo com o tipo de sociedade cuja coesão procuram garantir.

    A solidariedade é chamada mecânica quando “liga diretamente o indivíduo à sociedade, sem nenhum intermediário”, constituindo-se de “um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo: é o chamado tipo coletivo”. 
O SUJEITO - MORALIDADE E ANOMIA
     Quando a sociedade é perturbada por uma crise, torna-se momentaneamente incapaz de exercer sobre seus membros o papel de freio moral, de uma consciência superior à dos indivíduos. Estes deixam, então, de ser solidários, e a própria coesão social se vê ameaçada.
    O grupo possui, portanto, uma mentalidade que não é idêntica à dos indivíduos, e os estados de consciência coletiva são distintos dos estados de consciência individual
    Está integrado num grupo social, como no Totemismo, em que a moralidade é do grupo e não do indivíduo.

O TRABALHO
     Por isso é que Durkheim procurou no campo do trabalho, nos grupos profissionais, um lugar de reconstrução da solidariedade e da moralidade integradoras das quais lhe pareciam tão carentes as sociedades industriais.
    O estado de anarquia era fruto da distribuição injusta da riqueza mas, da falta de regulamentação das atividades econômicas.

A CULTURA
    a educação “cria no homem um ser novo”, insere-o em uma sociedade, leva-o a compartilhar com outros de uma certa escala de valores, sentimentos, comportamentos.
    Aponta as culturas como primitivas e sofisticadas.
    Cai no Etnocentrismo, que é olhar o outro, a partir de seus valores.





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