A
PSICOLOGIA DO RENASCIMENTO
·
200 anos após a morte de São Tomás de Aquino
ocorrem transformações radicais na Europa – Renascimento ou Renascença.
·
O mercantilismo descobre novas terras e surge
uma nova forma de organização econômica e social, na qual o homem passa a ser
valorizado.
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Começam-se a se estabelecer métodos e regras
para produção de conhecimento científico.
RENÉ
DESCARTES ( 1596-1659)
·
Dualismo mente e corpo
·
Postulou a separação entre mente (alma,
espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância pensante e outra
substância material.
·
Afirmou que o corpo desprovido de espirito é
apenas uma máquina, e, portanto, poderia ser estudada por partes: anatomia e
fisiologia.
ORIGEM
DA PSICOLOGIA CIENTIFICA
·
Séc XIX – Ciência se destaca, junto à
necessidade de expandir.
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Capitalismo traz o processo de industrialização e uma nova ordem
econômica e social, que demandavam da ciência respostas para seus problemas
emergentes.
·
Antes
tinha o Modo de Produção Feudal:
o
Modo de produção de subsistência
o
Terra como principal fonte de produção.
o
Relaçao Senhor (donos de terra) e servo
(plantava para sobreviver)
o
A razão estava submetida à Fé como garantia de
centralização de poder.
·
Capitalismo
o
Necessidade de abastecer mercados e produzir
cada vez mais.
o
Busca de novas matérias-primas na natureza para
atender às novas necessidades.
o
Contratou-se mão de obra assalariada.
o
O trabalhador assalariado era consumidor de
mercadorias.
o
Tudo vida mercadoria.
o
Questionou-se a hierarquia da Nobreza e do
Clero.
o
O homem passa a ser livre, capaz de construir
seu futuro.
o
Conhecimento se separa da fé.
o
O homem é tipo como racional capaz de pensar.
o
Burguesia – nova classe social e econômica.
Defendia a emancipação do homem.
·
É a partir do capitalismo que se desenvolve a
nova ciência moderna.
o
Conhecimento é fruto da razão.
o
A Natureza e suas leis poderiam ser desvendadas
a partir da observação rigorosa e seletiva.
o
HEGEL-
Demonstra a importância da história para a compreensão do homem.
o
DARWIN
–
Tese Evolucionista.
o
AUGUSTE
COMTE – Surgimento do Positivismo que postulou a necessidade de
maior rigor científico ao construir conhecimento nas ciências humanas.
Meados do Séc. XIX – Problemas
e temas da Psicologia passam a ser estudados pela Fisiologia e pela
Neurofisiologia.
Formulou-se teorias do sistema
nervoso central – demonstrando que os sentimentos, pensamentos e as percepções
eram produtos desse sistema.
·
O homem é visto como uma máquina (Mecanicismo)
e pode-se conhecer o seu funcionamento (Funcionalismo), a sua regularidade,
possibilitando conhecer suas leis.
·
Para se entender o psiquismo humano, era
preciso entender os mecanismos e funcionamento da máquina de pensar humana, chamada de Cérebro.
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Neurologia descobre que a doença mental é fruto
da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais.
·
Neuroanatomia descobre que a atividade
motora nem sempre está ligada a consciência,
por não estar na dependência dos centros cerebrais superiores.
·
Teoria do Ato-Reflexo – Uma furada faz o
individuo puxar a mão automaticamente. A furada (estímulo) que chega a medula
espinhal, envia ao cérebro a informação para puxar a mão.
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Psicofisica estudou o olho e a percepção das
cores.
·
1860 – lei de Fechner Weber –estabelece relação
entre estímulo e sensação, permitindo sua mensuração, que possibilitou a
medida do fenômeno psicológico, que vão
adquirindo status científicos.
WILHELM
WUNDT ( 1832-1926)
·
Pai da Psicologia Moderna ou Científica – cria primeiro
laboratório de Psicologia na Alemanha, para fazer experimentos na área da
Psicofisiologia.
·
Concepção de Paralelismo Psicofísico, segundo a
qual aos fenômenos mentais correspondem fenômenos orgânicos.
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Cria o Método do Introspeccionismo para
explorar a mente ou consciência do indivíduo, para que o sujeito treinado para
auto observação descrevesse os caminhos percorridos no seu interior por uma
estimulação sensorial. De Ideias simples a complexas)
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