Trata-se de um documentário que explica o surgimento da Psicologia Escolar e suas relações com a Educação no contexto da história do Brasil.
"A Psicologia é instituída como campo de aplicação dos conhecimentos da Psicologia Educacional."
Para modernizar o país era necessário construir um novo homem para uma nova sociedade e a responsabilidade coube à Educação. Contudo, a Psicologia vinha como ciência nova, que iria contribuir para o ensino novo. Com a reforma da educação, experiências foram feitas no sentido de separar as crianças de uma mesma idade numa mesma sala, e a partir daí identificar o porque crianças potencialmente em iguais condições, não conseguiam aprender como todas. A partir dessa necessidade de identificação daquilo que impedia o aprendizado esperado, é que surge o profissional de psicologia, que identifica que o problema não está exatamente no sistema mas sim, no aluno, na sua individualidade, na sua relação familiar, no contexto em que vive.
É a partir daí que os papéis tanto da Psicologia educacional e da Psicologia Escolar começam a ser definidos no âmbito da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário