terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Aula de 18/02 - Anotações sobre Presente, passado e futuro da Neurociências.

Anotações: 

Sistema Nervoso Central e Periférico.

  

  • No sistema nervoso estão todos os processos psíquicos e a Psicologia estuda esses processos. Por isso, a Neurociências está presente no contexto da Psicologia.
  • A Neurociência, enquanto conjunto de disciplinas foi descoberta na década de 70, mas passou a ser estudada somente na década de 90. Portanto, tudo que se sabe sobre o cérebro é de 10 a 20 anos para cá.
  • A Neuropsicologia trabalha os processos básicos cognitivos e psíquicos, como a memória, a aprendizagem, as emoções.
  • Sinapses são as comunicações de um neurônio com outro neurônio.
  • Ansiedade é um sistema para que o indivíduo lute ou fuja, mas tem pessoas não adaptativas que acabam paralisando. 
  • A gente só consegue guardar mais informações em nossa memória quando dormimos bem, O sono é fundamental, pois durante o sono ocorrem várias sinapses.
  • AFASIA: A é um prefixo de negação. FASIA diz respeito à fala. Logo, AFASIA é a não fala, dificuldade na fala.
EGÍPCIOS - Imaginavam que havia alguma estrutura do corpo ligada aos pensamentos mas, não nomeavam de cérebro.
GREGOS - acreditavam que o controle era o centro do comportamento, e que, o cérebro resfriava esse centro, como uma  máquina. Aristóteles dizia haver uma "caixa preta" do comportamento.


HIPÓCRATES estudou os nervos a partir da observação de que o indivíduo que sofria uma lesão do lado direito do crânio, sofria uma paralisia do lado esquerdo, e vice-versa.  É ele que vai dizer que o CÉREBRO é a sede da inteligência e responsável por perceber o ambiente.




GALENO concordava com Hipócrates. Ele estudou o cérebro em ovelhas, observando que haviam no cérebro duas partes: uma macia, que supunha pertencer às sensações , e uma mais dura, que sugeriu controlar os músculos. Fez diversas cirurgias no cérebro dos gladiadores, conseguindo observar que haviam NERVOS SENSORIAIS projetados para o CÉREBRO e que, quando afetados, ocasionavam lesões físicas. Sugeriu que as memórias são maiores e conseguem fazer mais sinapses na parte mais macia do cérebro, chamada CÓRTEX. Ele confirmou que existem os NERVOS, e que esses nervos que adentravam o cérebro, eram nervos sensoriais. Galeno confirmou as hipóteses sugeridas por Hipócrates nas cirurgias feitas nos gladiadores, confirmando assim, que as lesões ocorridas no cérebro afetavam os movimentos físicos do outro lado do corpo.

RENASCENÇA - Traz a Teoria de Descartes, que procurou separar a MENTE do CORPO. Descartes observou que a capacidade mental existia fora do encéfalo. Propôs que mecanismos cerebrais controlavam o comportamento, na medida em que se assemelhavam aos animais. 
Levantou a hipótese de que a alma estaria na GLÂNDULA PINEAL, que só existe no CÉREBRO HUMANO. 

Os animais não têm a glândula pineal, portanto, não poderia estar no cérebro, já que ambos, animais e seres humanos têm cérebro. Observou também, que o corpo caloso do cérebro dos humanos era diferente nos animais, sugerindo que a alma estaria nos dois órgãos, glândula pineal e corpo caloso do cérebro humano. O corpo deixa de ser sagrado, com o racionalismo.  Nessa época tentou-se, estabelecer algumas estruturas do cérebro. descartes afirmou ser a glândula pineal o ponto de partida da comunicação entre corpo e a mente. Atualmente, sabe-se que, não há separação entre mente e corpo, tudo está interligado, ambos se comunicam o tempo todo.



O CÓRTEX CEREBRAL  é a capa da camada cinzenta do cérebro. A camada branca é responsável pela transmissão das informações. As capacidades humanas estão no córtex cerebral, portanto, a hipótese de Descartes estava errada, pois não é o tamanho do cérebro, mas a capacidade de memória que o diferencia. A substância branca do cérebro possui neurônios mais compridos, portanto, ocorrem mais sinapses.


Fontes: Google Imagens 
Anotações em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário