segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

O reflexo aprendido: Condicionamento Pavloviano

BREVE BIOGRAFIA

Ivan Petrovich Pavlov (Riazan, 26 de setembro de 1849 - Leningrado, 27 de fevereiro de 1936) foi um fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico

Realizou experimentos em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico. 

Um dos muitos cães usados por Pavlov nas suas experiências, Museu Pavlov, Rússia. Note-se que o recipiente utilizado para o armazenamento da saliva está cirurgicamente implantado no maxilar do animal.

A ideia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. (Wikipedia)



RESUMO CAPÍTULO 2 DO LIVRO PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MOREIRA E MEDEIROS.

  • O ser humano adquire uma característica, também desenvolvida ao longo de sua história filogenética, de grande valor para sua sobrevivência, é a capacidade de aprender novos reflexos, ou seja, a capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos, resultando na APRENDIZAGEM.
  • O Ambiente muda constantemente, e é nesse momento que há a necessidade de aprender novos reflexos se torna importante.
DESCOBERTA DO REFLEXO APRENDIDO: IVAN PETROVICH PAVLOV
  • Ivan Petrovich Pavlov, fisiologista russo, descobriu o REFLEXO APRENDIDO que correspondem a ESTÍMULOS que não eliciavam determinada respostas, mas que passaram a eliciá-las, porque foram aprendidos.
  • Condicionamento Pavloviano é a aprendizagem de um novo reflexo.
  • "Procedimento para produzir Condicionamento Pavloviano. Para que haja a aprendizagem de um novo reflexo, ou seja, para que haja condicionamento pavloviano, um estímulo que não elicia uma determinada resposta (neutro) deve ser emparelhado a um estímulo que a elicia."
  • Experimento de Pavlov: A carne(estímulo) produz ou elicia a salivação no cão(resposta). Reflexo Inato. Ao repetir o experimento, adicionou o estímulo neutro(sineta) que não produz salivação espontânea no câo, à carne (estímulo) que elicia a resposta da salivação. Ao repetiupela terceira vez, retirou a carne(estímulo) e apenas tocou a sineta (estímulo aprendido) e o cão salivou, pois, aprendeu que ao tocar a sineta, também vai salivar (resposta aprendida)
VOCABULÁRIO DO CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO
  • ESTÍMULO NEUTRO - aquele que não elicia nenhuma resposta.
  • ESTÍMULO INCONDICIONADO - independe da Aprendizagem, é inato.
  • REFLEXO INCONDICIONADO- É Reflexo Inato, não depende da aprendizagem.
  • ESTÍMULO CONDICIONADO - Quando o estímulo neutro elicia uma resposta, chama-se estímulo condicionado. Houve um aprendizado de um novo reflexo, chamado Reflexo Condicionado.  Estímulo condicionado é o estímulo neutro (sineta) para uma determinada resposta que se espera. Ex: A sineta é um estímulo neutro para a resposta de salivar. Se a resposta fosse arrepiar(resposta), a carne (estímulo) seria neutro para essa resposta.
  • REFLEXO CONDICIONADO -  É uma relação entre um estímulo condicionado (CS) e uma resposta condicionada, que foi aprendida.
  • Estímulo Incondicionado elicia uma Resposta Incondicionada.
  • Estímulo Condicionado elicia uma Resposta Condicionada.
  • Comportamentos Reflexos também são chamados de Comportamentos Respondentes.

CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO E EMOÇÕES
  • emoções são, em grande parte, relações entre estímulos e respostas (são, portanto, comportamentos respondentes). 
  • o condicionamento pavloviano refere-se ao processo e ao procedimento pelos quais os organismos aprendem novos reflexos. 
  • Se os organismos podem aprender novos reflexos, podem também aprender a sentir emoções (respostas emocionais) que não estão presentes em seu repertório comportamental quando nascem. 
  • Exemplo: o medo pode ser aprendido. um bebê se estiver junto a uma barata ou qualquer animal poderá pegá-la sem medo, um adulto ou criança mais velha tem medo de barata. Aprendeu a ter medo de barata.
  •  É difícil controlar emoções, pois elas são respostas reflexas (respondentes). 
  • os indivíduos têm emoções diferentes em função de diferentes histórias de condicionamento, eles compartilham algumas emoções semelhantes a estímulos semelhantes em função de condicionamentos que são comuns em sua vida. 
  • É importante saber como os seres humanos aprendem novos reflexos e, portanto, novas emoções.
  • EXTINÇÃO RESPONDENTE E RECUPERAÇÃO ESPONTÂNEA - Essa resposta reflexa condicionada (salivar na presença do som) pode desaparecer se o estímulo condicionado (som) for apresentado repetidas vezes sem a presença do estímulo incondicionado (alimento); estímulos frequentes faz com que o estímulo condicionado passe a perser a função de eliciar a resposta condicionada. Acostuma-se.
GENERALIZAÇÃO RESPONDENTE
  • não podemos falar de um estímulo (in- condicionado ou condicionado) sem fazermos referência a uma resposta incondicionada ou condicionada específica. 
  • Outro estímulo, que não aquele específico também poderá eliciar a mesma resposta.
  • Generalização Respondente é quando Estímulos parecidos fisicamente com o estímulo previamente condicionado podem passar a eliciar a resposta condicionada.
  • Um interessante aspecto da generalização respondente reside no fato de que a magnitude da resposta eliciada dependerá do grau de semelhança entre os estímulos em questão. Quanto mais parecido com o estímulo condicionado presente no momento do condicionamento um outro estímulo for, maior será a magnitude da resposta eliciada.
  • ESTÍMULO AVERSIVO- qualquer que seja o estímulo parecido, vai causar aversão e eliciar a mesma resposta.
  • GRADIENTE DE GENERALIZAÇÃO é a variação na magnitude da resposta em função de semelhanças físicas entre os estímulos apresentados.
  •  A magnitude de uma resposta condicionada diminui à medida que diminuem as semelhanças entre o estímulo presente no condicionamento (o primeiro cão à esquerda) e os demais estímulos semelhantes ao estímulo original.
EXTINÇÃO RESPONDENTE E RECUPERAÇÃO ESPONTÂNEA
  • EXTINÇÃO RESPONDENTE - Da mesma forma que o cão aprendeu a salivar com a sineta, após ter sido repetido diversas vezes os estímulos sineta + carne, o cão também pode aprender a não salivar, quando submetido ao mesmo experimento, diversas vezes, apenas com a sineta, sem a carne. O estímulo condicionado (sineta) começa a perder a função de eliciar a resposta (salivação). 
  • Procedimento que faz as pessoas perderem seus medos, fobias, etc. Porém, alguns estímulos produzem emoções tão fortes que não será possível submeter a pessoa ao estímulo, pois, a emoção quando é muito intensa pode agravar a situação, causar desmaio, etc. Nesse caso, o sofrimento causado a essa pessoa, foge à ética e ao bom-senso.

CONTRACONDICIONAMENTO E DESSENSIBILIZAÇÃO SISTEMÁTICA SÃO TÉCNICAS PARA PRODUZIR A EXTINÇÃO DE UM REFLEXO QUE AMENIZAM O SOFRIMENTO:
  • CONTRACONDICIONAMENTO - consiste em condicionar uma resposta contrária àquela produzida pelo estímulo condicionado.
      Exemplo: Se um determinado S(estímulo) provoca ansiedade(resposta), o contracondicionamento consiste em emparelhar esse estímulo que provoca a ansiedade a outro estímulo que elicie relaxamento (Ex: um música, relaxamento, Yoga).

  • DESSENSIBILIZAÇÃO SISTEMÁTICA - consiste em dividir o procedimento de extinção em pequenos passos. 
  • A dessensibilização sistemática é uma técnica: expõe-se o indivíduo gradativamente a estímulos que eliciam respostas de menor magnitude até o estímulo condicionado original.
      Exemplo: Em função da generalização respondente, a pessoa em questão não tem medo apenas do cão que a atacou (supondo que a origem do medo esteja em um ataque) ou de cães da mesma raça. Ela provavelmente tem medo de cães de outras raças, de diferentes tamanhos e formas. Alguns medos são tão intensos, que ver fotos ou apenas pensar em cães produzem certo medo. 
  • Para usar a DS, seria necessário construir um escala crescente da intensidade do estímulo (hierarquia de ansiedade), ou seja, descobrir, para aquela pessoa, quais são os estímulos relacionados a cães que eliciam nela maior ou menor medo. 
Obs.: É muito comum na prática do psicólogo utilizar essas duas técnicas.

PALAVRAS, são consideradas ESTÍMULOS AUDITIVOS, como outro qualquer, que ELICIAM UMA REPOSTA , podendo ser BOA OU RUIM.

CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO DE ORDEM SUPERIOR
  • Novos reflexos são aprendidos a partir do emparelhamento de estímulos incondicionados a estímulos neutros. Mas o que acontece se emparelharmos estímulos neutros a estímulos condicionados? 
  • O estímulo neutro para a ser chamado de estímulo condicionado quando este passa a eliciar a resposta esperada.
  • O condicionamento de ordem superior é um processo em que um estímulo previamente neutro passa a eliciar uma resposta condicionada como resultado de seu emparelhamento a um estímulo condicionado que já elicia a resposta condicionada em questão. 
  • Exemplo: Adiciona-se um novo estímulo neutro (quadro-negro), ao estímulo condicionado(sineta) ou seja, estímulo este, que antes era neutro e passou a eliciar a resposta esperada. (salicação). CS - CS (Estímulo condicionado - Estímulo condicionado)
FATORES QUE INFLUENCIAM O CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO

O condicionamento pode ocorrer, e não que ele de fato ocorre. Assim o fizemos porque não basta emparelhar estímulos para que haja condicionamento pavloviano. Há alguns fatores que aumentam as chances de o emparelhamento de estímulos estabelecer o condicionamento.

  • "Frequência dos emparelhamentos. Em geral, quanto mais freqüentemente o CS é emparelhado com o US, mais forte será a resposta condicionada. No entanto, em alguns casos (ingestão de alimentos tóxicos ou eventos muito traumáticos, como um acidente de carro ou um estupro), basta apenas um emparelhamento para que uma resposta condicionada de alta magnitude surja.
  • Tipo do emparelhamento. Respostas condicionadas mais fortes surgem quando o estímulo condicionado aparece antes do estímulo incondicionado e permanece quando o US é apresentado.
  • Intensidade do estímulo incondicionado. Um US forte tipicamente leva a um condicionamento mais rápido. Por exemplo, um jato de ar (US) direcionado ao olho elicia a resposta incondicionada de piscar. Emparelhamentos de jato de ar com som fazem com que a resposta de piscar ocorra ao se ouvir o som. Nesse exemplo, um jato de ar mais forte levaria a um condicionamento mais rapidamente do que um jato de ar fraco levaria.
  • Grau de predição do estímulo condicionado. Para que haja condicionamento, não basta que ocorra apenas o emparelhamento US-NS repetidas vezes. O estímulo neutro deve ter um caráter preditivo da ocorrência do estímulo incondicionado. Um som que ocorre sempre antes da apresentação de alimento eliciará com mais facilidade a salivação do que um som que às vezes ocorre antes da apresentação da comida, ou às vezes não ocorre."

RESUMO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS APRESENTADOS DO REFLEXO APRENDIDO, OU SEJA, DO CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO:


Condicionamento Pavloviano

É uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, a eliciar uma resposta reflexa.
Após o emparelhamento do som dos aparelhos utilizados pelo dentista com a dor produzida durante uma obturação, esse som pode passar a eliciar respostas de medo {suar frio, tremer, etc.).

Generalização respondente

Fenômeno em que estímulos parecidos com um estímulo condicionado também eliciam a resposta condicionada.
Ter medo ao ouvir barulhos parecidos com o som de aparelhos de dentista, como, por exemplo, o som de um liquidificador.

Condicionamento de ordem superior

Condicionamento pelo emparelhamento de estímulo neutro com um estímulo condicionado.
A resposta de medo pode ser eliciada ao ouvir o nome do dentista

Extinção respondente

Diminuição gradual da força de um reflexo pela apresentação repetida do estímulo condicionado na ausência do estímulo incondicionado.
Ouvir o som do aparelho de dentista apenas em limpeza do dente (sem dor), várias vezes, e perder o medo.

Recuperação espontânea

Aumento espontâneo na força de um reflexo após ter havido extinção.
Após a extinção da resposta de medo, voltar ao dentista meses depois e sentir medo ao ouvir o som.

Estimulo neutro (NS)

Estímulo que ainda não elicia a resposta que será condicionada.
0 som do motor da broca do dentista antes que será condicionada. do tratamento.

Estímulo incondicionado (US)

Estímulo que elicia a resposta.  Sua função é inata.
O atrito doloroso da broca com o dente, incondicionada.

Estímulo condicionado

Estímulo que elicia a resposta por uma história de condicionamento. 
É o estímulo neutro após o emparelhamento.
O som do rotor após o tratamento doloroso.

Resposta incondicionada

É a resposta reflexa eliciada pelo estímulo incondicionado. Sua eliciação por esse estímulo não depende de uma história decorrentes desse atrito, de aprendizagem.
É a sensação produzida pelo atrito da broca com o dente, assim como reações fisiológicas decorrentes desse atrito. 

Resposta condicionada
É praticamente a mesma resposta produzida no reflexo incondicionado original, entretanto é eliciada pelo estímulo condicionado.
São as mesmas sensações e alterações fisiológicas agora produzidas pelo barulho do rotor.










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