Skinner explica os comportamentos à partir do modelo de seleção por consequência, que possui três níveis. Todo e qualquer comportamento precisa ser analisado pelo ótica dos três níveis.
- Nível Filogenético - onde se encontram os COMPORTAMENTOS INATOS que dizem respeito à SOBREVIVÊNCIA e EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE, na interação com o mundo. Os REFLEXOS INATOS são comportamentos necessários à sobrevivência da espécie, não são portanto, aprendidos. Dons inatos são COMPORTAMENTOS REFLEXOS.
- Nível Ontogenético - Onde estão os COMPORTAMENTOS APRENDIDOS, ADQUIRIDOS durante a história de vida de cada indivíduo, na interação com o ambiente. Aí, o organismo se comporta, gerando consequências que irão controlar os comportamentos futuros ou posteriores, a depender dos reforçadores, que funcionam como instrumentos de seleção. O COMPORTAMENTO OPERANTE são os comportamentos aprendidos.
- Nível Cultural - Possui um repertório comportamental instalado e mantido pela cultura do indivíduo, que para Skinner é um conjunto particular de condições em que grande número de pessoas se desenvolve e vive.
REFLEXOS INATOS:
- São comportamentos importantes para a sobrevivência do organismo. sempre há uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo.
- Não se trata de um comportamento aprendido, mas de um comportamento herdado da espécie.
- COMPORTAMENTO REFLEXO é a relação entre o ESTÍMULO correspondente a uma alteração no ambiente e a RESPOSTA que vai provocar uma alteração no organismo., ou seja, uma mudança no ambiente produz uma mudança no organismo.
- CONCEITO de reflexo no senso comum é diferente do Behaviorismo.
- Quando todas as RESPOSTAS SÃO CONSTANTES, sempre se repete, é um REFLEXO.
- Quando as RESPOSTAS NÃO SÃO CONSTANTES, são aprendidas e não são reflexos.
LEI DO LIMIAR:
- LIMIAR - É o limite que cada pessoa suporta ou alcança.
- Todo reflexo tem uma intensidade mínima de estímulo necessário, para que, a RESPOSTA seja eliciada.
- Isso varia de pessoa para pessoa. Não é igual para todos e não tem valor definido. Depende do limiar de cada um.
- Quando o ESTÍMULO está ABAIXO DO LIMIAR do sujeito, a intensidade do estímulo é muito pequena para eliciar uma resposta.
LEI DE INTENSIDADE E MAGNITUDE
- A intensidade e a magnitude são diretamente proporcionais.
- INTENSIDADE diz respeito ao ESTÍMULO, e mede quanto de estímulo.
- MAGNITUDE diz respeito à RESPOSTA, e mede quanto de resposta.
- Exemplo de Intensidade e Magnitude: calor excessivo faz o sujeito suar´muito. Calor excessivo é a intensidade do estímulo e suar muito é a magnitude da resposta.
LEI DE LATÊNCIA
- Latência é o intervalo entre dois eventos ou ainda, o tempo entre a ocorrência do estímulo e a ocorrência da resposta.
- São inversamente proporcionais. MAIOR INTENSIDADE do ESTÍMULO, produz MENOR MAGNITUDE DA RESPOSTA. MENOR INTENSIDADE DO ESTÍMULO, produz MAIOR MAGNITUDE DA RESPOSTA. Tudo acontece em frações de segundos.
- O Estímulo elicia a resposta ou a resposta é eliciada pelo estímulo.
- Usa-se ELICIAR para COMPORTAMENTOS REFLEXOS.
- Usa-se EVOCAR para COMPORTAMENTOS APRENDIDOS.
- Reflexo não é nem o estímulo, nem a resposta, mas a relação entre ambos.
- A Latência da resposta é o tempo que transcorre entre o estímulo e a resposta.
FORÇA FRACA FORÇA FORTE
Latência longa Latência curta
Magnitude pequena Magnitude grande
Duração curta Duração longa
- LATÊNCIA varia inversamente à intensidade do estímulo.
- MAGNITUDE é a duração da resposta e varia diretamente à intensidade da resposta. Pode-se dizer que, a força do reflexo quando aumenta, aumenta a intensidade do estímulo.
EFEITOS DE HABITUAÇÃO E POTENCIAÇÃO.
- São termos opostos.
- HABITUAÇÃO - o organismo vais e adaptando ao estímulo e sua resposta vai diminuindo de magnitude. Nesse caso, os ESTÍMULOS REFORÇADORES estão mais associados.
- POTENCIAÇÃO - exposta ao estímulo diversas vezes, a resposta ao invés de se acostumar, pode potencializar. Está mais associada aos ESTÍMULOS AVERSIVOS ou PUNITIVOS.
REFLEXOS E ESTUDO DAS EMOÇÕES
- Controlar as emoções é difícil, as vezes, impossível. São respostas reflexas a estímulos ambientais, quando alguém se emociona espontaneamente.
- A espécie humana nasceu para ter algumas respostas emocionais, quando determinados estímulos surgem em nosso ambiente.
- Os reflexos são involuntários, não tem como evitar. As emoções não são apenas reflexos, ora podem ser provocadas, ora podem ser espontâneas.
- Exemplo: chegar num lugar alto, provoca medo, um frio espontâneo na barriga. Instinto de preservação da vida. Filogênese. É reflexo. Já medo de um animal por exemplo, é aprendido e não um reflexo. Pois, se colocar um bebê que ainda não aprendeu o que é medo, junto a uma barata, ele vai pegar, podendo até colocar na boca.
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