Skinner explica os comportamentos à partir do modelo de seleção por consequência, que possui três níveis. Todo e qualquer comportamento precisa ser analisado pelo ótica dos três níveis.
- Nível Filogenético - onde se encontram os COMPORTAMENTOS INATOS que dizem respeito à SOBREVIVÊNCIA e EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE, na interação com o mundo. Os REFLEXOS INATOS são comportamentos necessários à sobrevivência da espécie, não são portanto, aprendidos. Dons inatos são COMPORTAMENTOS REFLEXOS.
- Nível Ontogenético - Onde estão os COMPORTAMENTOS APRENDIDOS, ADQUIRIDOS durante a história de vida de cada indivíduo, na interação com o ambiente. Aí, o organismo se comporta, gerando consequências que irão controlar os comportamentos futuros ou posteriores, a depender dos reforçadores, que funcionam como instrumentos de seleção. O COMPORTAMENTO OPERANTE são os comportamentos aprendidos.
- Nível Cultural - Possui um repertório comportamental instalado e mantido pela cultura do indivíduo, que para Skinner é um conjunto particular de condições em que grande número de pessoas se desenvolve e vive.
REFLEXOS INATOS:
- São comportamentos importantes para a sobrevivência do organismo. sempre há uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo.
- Não se trata de um comportamento aprendido, mas de um comportamento herdado da espécie.
- COMPORTAMENTO REFLEXO é a relação entre o ESTÍMULO correspondente a uma alteração no ambiente e a RESPOSTA que vai provocar uma alteração no organismo., ou seja, uma mudança no ambiente produz uma mudança no organismo.
- Exemplos de Reflexos: relação entre estímulo e resposta:
ESTÍMULO (S) - RESPOSTA (R)
Fogo próximo à mão - contração do braço
Martelada no joelho - flexão de perna
Alimento na boca - salivação
Barulho estridente - sobressalto
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Mudança no Ambiente - Mudança no Organismo
Obs.: Como se lê: O Estímulo PRODUZ ou ELICIA a Resposta.
- CONCEITO de reflexo no senso comum é diferente do Behaviorismo.
- Quando todas as RESPOSTAS SÃO CONSTANTES, sempre se repete, é um REFLEXO.
- Quando as RESPOSTAS NÃO SÃO CONSTANTES, são aprendidas e não são reflexos.
Exemplos de Reflexos Inatos: ao bater o martelo no joelho, o músculo da coxa contrai.; quando a luz incide sobre a pupila, ela se contrai,barulho rápido e repentino faz o coração disparar.
Esses exemplos trazem algo em comum: há sempre uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo(corpo do indivíduo).
São necessários à sobrevivência: filogênese.
Fazem parte do repertório comportamental (comportamentos de um organismo) desde a gestação até o fim de sua vida, por isso, são chamados Reflexos Inatos.
LEI DO LIMIAR:
- Esta lei estabelece que, para todo reflexo, existe uma intensidade mínima do estímulo necessária para que a resposta seja eliciada.
Segundo a lei do limiar, existe uma intensidade mínima do choque (de 5 a 10 volts, apenas como exemplo - esses valores são fictícios, e o valor do limiar é individual) que é necessária para que a resposta de contração muscular ocorra. Essa faixa de valores, no exemplo, que varia de 5 a 10 volts, é chamada limiar.
- LIMIAR - É o limite que cada pessoa suporta ou alcança.
- Todo reflexo tem uma intensidade mínima de estímulo necessário, para que, a RESPOSTA seja eliciada.
- Isso varia de pessoa para pessoa. Não é igual para todos e não tem valor definido. Depende do limiar de cada um.
- Quando o ESTÍMULO está ABAIXO DO LIMIAR do sujeito, a intensidade do estímulo é muito pequena para eliciar uma resposta.
LEI DE INTENSIDADE E MAGNITUDE
- Tanto intensidade como magnitude referem-se ao "quanto de estímulo (intensidade) e ao "quanto de resposa", ou a "força do estímulo" e a "força da resposta".
- A intensidade e a magnitude são diretamente proporcionais.
- INTENSIDADE diz respeito ao ESTÍMULO, e mede quanto de estímulo.
- MAGNITUDE diz respeito à RESPOSTA, e mede quanto de resposta.
- Exemplo de Intensidade e Magnitude: calor excessivo faz o sujeito suar muito. Calor excessivo é a intensidade do estímulo e suar muito é a magnitude da resposta.
LEI DE LATÊNCIA
- Latência é o intervalo entre dois eventos ou ainda, o tempo entre a ocorrência do estímulo e a ocorrência da resposta.
- São inversamente proporcionais. MAIOR INTENSIDADE do ESTÍMULO, produz MENOR MAGNITUDE DA RESPOSTA. MENOR INTENSIDADE DO ESTÍMULO, produz MAIOR MAGNITUDE DA RESPOSTA. Tudo acontece em frações de segundos.
- O Estímulo elicia a resposta ou a resposta é eliciada pelo estímulo.
- Usa-se ELICIAR para COMPORTAMENTOS REFLEXOS.
- Usa-se EVOCAR para COMPORTAMENTOS APRENDIDOS.
- Reflexo não é nem o estímulo, nem a resposta, mas a relação entre ambos.
- A Latência da resposta é o tempo que transcorre entre o estímulo e a resposta.
FORÇA FRACA FORÇA FORTE
Latência longa Latência curta
Magnitude pequena Magnitude grande
Duração curta Duração longa
- LATÊNCIA varia inversamente à intensidade do estímulo.
- MAGNITUDE é a duração da resposta e varia diretamente à intensidade da resposta. Pode-se dizer que, a força do reflexo quando aumenta, aumenta a intensidade do estímulo.
HABITUAÇÃO E POTENCIAÇÃO.
- São efeitos de eliciações sucessivas da resposta.
- Quando um mesmo estímulo é apresentado várias vezes em curtos intervalos de tempo, na mesma intensidade, podemos observar um decréscimo na magnitude da resposta.
- São termos opostos.
- HABITUAÇÃO - o organismo vais e adaptando ao estímulo e sua resposta vai diminuindo de magnitude. Nesse caso, os ESTÍMULOS REFORÇADORES estão mais associados.
- POTENCIAÇÃO - exposta ao estímulo diversas vezes, a resposta ao invés de se acostumar, pode potencializar. Está mais associada aos ESTÍMULOS AVERSIVOS ou PUNITIVOS.
REFLEXOS E ESTUDO DAS EMOÇÕES
- Um aspecto extremamente relevante do comportamento humano são as emoções (medo, alegria, raiva, tristeza, excitação sexual, etc.).
- Muitas dessas emoções que sentimos são respostas reflexas a estímulos ambientais. Por esse motivo, é difícil controlar uma emoção.
- Controlar as emoções é difícil, as vezes, impossível. São respostas reflexas a estímulos ambientais, quando alguém se emociona espontaneamente.
- A espécie humana nasceu para ter algumas respostas emocionais, quando determinados estímulos surgem em nosso ambiente.
- Os reflexos são involuntários, não tem como evitar. As emoções não são apenas reflexos, ora podem ser provocadas, ora podem ser espontâneas.
- Exemplo: chegar num lugar alto, provoca medo, um frio espontâneo na barriga. Instinto de preservação da vida. Filogênese. É reflexo. Já medo de um animal por exemplo, é aprendido e não um reflexo. Pois, se colocar um bebê que ainda não aprendeu o que é medo, junto a uma barata, ele vai pegar, podendo até colocar na boca.
Principais conceitos apresentados neste capítulo
Estimulo:
- Qualquer alteração ou parte do ambiente que produza uma mudança no organismo.
- Comida elicia (produz) salivação.
Resposta:
- Qualquer alteração no organismo produzida por uma alteração no ambiente (estímulo).
- Saliva produzida pela colocação de comida na boca.
- é uma relação entre um estímulo específico e uma resposta específica.
- Contida colocada na boca faz o organismo salivar.
Intensidade do Estímulo:
- É a força (ou quantidade) de um do estimulo determinado estimulo.
- Quantidade de comida colocada na boca (3 gramas, 7 gramas...).
Magnitude da resposta:
- É a força de uma determinada da resposta resposta
- Quantidade de saliva produzida (2 gotas, 3 gotas, 2 mililitros, 4 mililitros...).
REFERÊNCIA:
MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios Básicos de Análise e do Comportamento. Editora Artmed. 2007.
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