Os testes psicológicos como os conhecemos surgiram no início do século XX. Porém, muito antes do século XX já existiam diversos precursores interessantes da moderna testagem psicológica em várias culturas e contextos.
Antecedentes da testagem moderna no campo OCUPACIONAL
- Como selecionar os melhores candidatos possíveis para um determinado emprego?
- 200 a.C através do concurso público chinês, o Império Chinês aplicava um sistema de exames competitivos para selecionar merecedores de posições governamentais.
- Os concursos para serviço público Chinês envolviam demonstrações e proficiência em musica, uso de arco e habilidades em montaria, entre outra coisas, bem como exames escritos.
Antecedentes da testagem moderna no campo da EDUCAÇÃO
- Como determinar se os estudantes adquiriram o conhecimento ou as habilidades que seus professores tentaram lhes transmitir?
- O 1º uso da testagem na educação ocorreu na Idade Média com o surgimento das primeiras Universidades europeias no séc. XIII.
- Exames orais;
- Certificação de qualidade.
- Ao final do século XX tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, estas provas já estavam bem estabelecidas como método para determinar quem deveria receber o diploma. (Alemanha)
- Profissionais liberais.
Antecedentes da testagem moderna na PSICOLOGIA CLÍNICA
- Como diferenciar o "normal" do "anormal" nas áreas intelectual, emocional e comportamental?
- Diversos antecedentes dos testes psicológicos se originaram no campo da psiquiatria (Bony, 1974).
- Primeiros testes surgem no campo da psiquiatria na Alemanha – 2ª metade do séc. XIX;
- Entre as amostras e comportamento usadas nestes primeiros testes haviam questões a respeito do sentido de provérbios e diferenças e semelhanças entre pares de palavras, bem como tarefas de memória .
- Ex: Apresentação e séries de dígitos apresentadas oralmente.
- As técnicas no sec. 19, eram engenhosas e foram incorporadas em testes modernos que ainda estão em uso. Levam a Superstições e falta de padronização.
- Psiquiatra francês chamado Esquirol sugeriu a capacidade de usar a Linguagem como critério mais confiável para estabelecer o nível de funcionamento mental de uma pessoa.
- Na Psiquiatria – déc. 1890 - houveram avanços significativos na psiquiatria quando Emil Kraepelin- dedicou-se a classificar os transtornos mentais segundo suas causas, sintomas e cursos.
- Queria aplicar o método cientifico à psiquiatria e sua contribuição foi vital para delinear os quadros clínicos da esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Antecedentes da testagem moderna na psicologia CIENTÍFICA
As investigações dos psicofísicos alemães Weber e Fechner em meados do século XIX iniciaram uma série de avanços que culminaram na criação, por Wilhelm Wundt em 1879, do primeiro laboratório dedicado à pesquisa de natureza puramente psicológica, em Leipzig
- Francis Galton (Inglês) interessou-se pela mensuração das funções psicológicas a partir de uma perspectiva inteiramente diferente.
- Investigou a noção de que os dons intelectuais tendem a se transmitir de uma geração à outra -geração (Físicos e psicológicos).
- Fez contribuições significativas para o campo da estatística e da mensuração psicológica.
- Foi o primeiro a utilizar o método de estudo com gêmeos que, depois de aperfeiçoado, viria a se tornar uma ferramenta de pesquisa primária em genética comportamental.
- Como era aplicado a classes inteiras de crianças simultaneamente, o instrumento prenunciou o desenvolvimento dos testes em grupo.
ALFRED BINET (FRANCÊS)
- Foi inspirado a usar a técnica do completamento e outras tarefas mentais complexas para desenvolver a escala que se tornaria o primeiro teste de inteligência bem-sucedido (DuBois, 1970).
- 1904 - foi indicado para uma comissão encarregada de criar um método para avaliar crianças que, devido ao retardo mental ou outros atrasos no desenvolvimento, não conseguiam se beneficiar das classes regulares do sistema educacional público e necessitavam de educação especial
- 1905 - Binet e seu colaborador Theodore Simon publicaram o primeiro instrumento útil para a mensuração da capacidade cognitiva geral, ou inteligência global. A escala Binet-Simon de 1905, como passou a ser conhecida, era uma série de 30 testes ou tarefas de conteúdo e dificuldade variados com o objetivo principal de avaliar o julgamento e a capacidade de raciocínio independentemente da aprendizagem escolar.
- 1911 - Nascimento do QI - Quociente de inteligência. Pretendia determinar quem está na média, abaixo da média ou acima da média em termos de inteligência. Significa que um indivíduo tem um desempenho acima, abaixo ou correspondente ao nível típico de sua faixa etária nos testes de inteligência
A TESTAGEM EM GRUPO
- Psicólogos nos EUA foram recrutados para desenvolver um teste grupal de inteligência que pudesse ser eficientemente administrado a todos os recrutas do exército dos Estados Unidos, para ajudar na alocação de pessoal.
- Desenvolvimento de teste grupal de inteligência - todos os recrutados do exercito. (EUA)
- Instrumento Army Alpha - eram oito subtestes que mediam capacidades verbais, numéricas, raciocínio e julgamento práticos de informações gerais. Incluindo-se a escala de Binet.
- Aplicado a mais de 1 milhão de recrutas.
- O teste Army Alpha foi substituído pelo Army Beta, um teste supostamente equivalente, mas que não demandava leitura.
- Mesmo com uma série de práticas de testagem impróprias, os erros cometidos no inicio da testagem moderna serviu como correção e o aperfeiçoamento das práticas no mundo real.
OUTROS AVANÇOS NA TESTAGEM PSICOLÓGICA
Testes de aptidões e habilidades especiais
- O teste Army Alpha, contribuiu para o desenvolvimento de testes com objetivo de selecionar para diferentes ocupações.
- Identifica as habilidades necessárias para um determinado papel ocupacional
Testagem Padronizada no contexto educacional
- Testes padronizados de realização acadêmica:
- A escala de caligrafia de Thorndike, 1910:uma nova modalidade de testagem ao criar uma série de espécimes de caligrafia variando de muito ruim a excelente.
Testes de aptidão escolar
- Em 1920, exames objetivos começaram a ser usados,em conjunto com notas do ensino médio, para fins admissão em faculdades, etc.
- 1926: Teste de Aptidão Escolar (SAT)- Instrumentos para selecionar candidatos para cursos de pós-graduação e formação profissional.
Testagem de pessoal e orientação vocacional
- Durante a adolescência, o inicio da vida adulta, e também cada vez mais na meia-idade, as decisões quanto à seleção e colocação de pessoal nas empresas, industrias e organizações, como militares precisam ser feitas de forma contínua.
Baterias e aptidões múltiplas
- Em 1940, os testes de aptidão foram substituídos pelas baterias de aptidões múltiplas, desenvolvidas por Spearman.
- Inteligência não é um conceito unitário; as habilidades humanas englobam uma gama de componentes ou fatores separados.
Mensuração de interesses
- Foram criadas para fins de orientação vocacional e mais tarde, foram empregados na seleção de pessoal.
- Itens relativos a preferências em materiais de leitura e atividades de lazer.
- Inventário de Interesses de Strong (SVIB)
Inventários de personalidade
- 1º Lista de dados Pessoais Woodworth (P-D Sheet) desenvolvido na 1ª Guerra Mundial para triagem de recrutas que pudessem sofrer de doenças mentais.
- O inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota (MMPI) foi o mais bem sucedido.
- http://www.mmpi.com.br/teste.html
SIMULAÇÃO DE TESTE DE PERSONALIDADE MMPI
FALSO (F) OU VERDADEIRO (V)
- Eu não me canso rapidamente.
- Eu me preocupo com assuntos sexuais.
- Quando me aborreço, gosto de procurar alguma excitação.
- Quase todas as pessoas preferem usar meios mais ou menos desonestos, para obter lucro ou vantagem, a perdê-los.
- Acredito que existe uma conspiração contra mim.
Técnicas Projetivas (1920)
- Os psiquiatras ainda sentiam necessidade de auxílio no diagnóstico e tratamento das doenças mentais.
- São um novo gênero de ferramenta para avaliação da personalidade e da psicopatologia.
- Tiveram suas raízes nos métodos de associação livre, induzidos inicialmente por Galton, Jung e Freud.
- Em 1921, psiquiatra suiço Prancha Rorschach publicou o teste das manchas de tinta que refletia o modo singular do sujeito de perceber o mundo.
Técnicas Projetivas (críticas)
- Embora haja muita controvérsia a respeito de sua validade, basicamente porque costumam interpretar de modo qualitativo do sujeito, as técnicas projetivas ainda são parte significativa do repertório de muitos clínicos (Viglione e Rivera, 2003).
Testes Neuropsicológicos
- Disfunção cerebral nos transtornos emocionais, cognitivos e comportamentais Neuropsicologia
- Goldstein- dificuldades observadas nos soldados com lesões cerebrais. Foram incluídos no termo de Organicidade : sinônimo de dano cerebral.
- Muitos instrumentos foram desenvolvidos para detectar a organicidade de indivíduos com problemas na fala ou audição.
- Entre os instrumentos: tabuleiros de formas, quebra-cabeças, blocos, tarefas com lápis e papel, etc.
REFERÊNCIAS
Urbina, Susana. Fundamentos da Testagem Psicológica. editora Artmed. Capítulo 1 - Introdução aos Testes psicológicos e seus usos.Páginas 8-20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário