sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Testes Psicológicos - conceitos, definição, fundamentos, usos.

  • Teste tem múltiplos sentidos.
  • Teste significa exame, observação ou avaliação crítica.
  • Teste Psicológicos são utilizados para avaliar indivíduos em algum ponto crítico ou circunstâncias significativa da vida.
  • É indispensável saber distinguir os primeiros dos segundos testes psicológicos, a partir das características definidoras que os testes psicológicos legítimos de todos os tipos têm em comum.
  • As características definem os testes psicológicos e os diferenciam de outros tipos de instrumentos.
TESTES PSICOLÓGICOS
  • Possuem um sentido muito específico.
  • São procedimentos sistemáticos para obtenção de amostras de comportamentos relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões.
  • Possui um sentido e um fundamento lógico de todos os elementos da definição de um teste psicológico, cujas condições devem ser satisfeitas integralmente, para que seja considerado um teste psicológico, caso contrário, se trata de inferências.
  • São descritos de forma padronizada, por dois motivos que contemplam a necessidade de objetividade no processo de testagem:
  1. Está ligado á uniformidade de procedimentos em todos os aspectos: administração, avaliação e interpretação dos testes. Esses aspectos podem afetar os resultados quando não são uniformes. padronizar o procedimento implica em uniformizar as variáveis que estão sob o controle do examinados, para que todos façam da mesma forma.
  2. É preciso usar padrões para a avaliação dos resultados, podendo ser normas, amostra normativa ou padronização no processo de desenvolvimento do teste.
ELEMENTOS BÁSICOS DA DEFINIÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS

Os elementos a seguir devem estar presentes em todo teste psicológico, caso contrário, são apenas inferências. Portanto, para ser um TESTE PSICOLÓGICO deve haver:

ELEMENTO DEFINIDOR

  • Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos. 
  • Os testes psicológicos são amostras de comportamento. 
  • Os comportamentos avaliados pelos testes são relevantes para o funcionamento cognitivo, afetivo ou ambos. 
  • Os resultados dos testes são avaliados e recebem escores. 
  • Para se avaliar resultados de testes, é necessário ter padrões baseados em dados empíricos.
EXPLICAÇÃO
  • Caracterizam-se por planejamento, uniformidade e meticulosidade. 
  • São pequenos subconjuntos de um todo muito maior. 
  • As amostras são selecionadas por sua significância psicológica empírica ou prática. 
  • Algum sistema numérico ou categórico é aplicado aos resultados segundo regras preestabelecidas. 
  • Deve haver uma forma de aplicar um critério ou padrão de comparação comum aos resultados.
FUNDAMENTOS
  • Para serem úteis, os testes devem ser objetivos e justos e passíveis de demonstração.
  • O uso de amostras de comportamento é eficiente porque o tempo disponível geralmente é limitado. 
  • Os testes, ao contrário dos jogos mentais, existem por sua utilidade; eles são ferramentas. 
  • Não deve haver dúvidas sobre quais são os resultados de um teste. 
  • Os padrões usados para avaliar os resultados de um teste devem indicar o único sentido dos mesmos.
É importante fazer a seguinte distinção entre os testes:
  •  Os testes que avaliam habilidades, conhecimentos ou qualquer outra função cognitiva serão referidos como TESTES DE HABILIDADES.
  • Todos os outros serão denominados TESTES DE PERSONALIDADE.
  • Instrumentos cujas respostas não são avaliadas como certas ou erradas e cujos testandos não recebem escores de aprovação ou reprovação são denominados inventários, questionários, levantamentos, listas de verificação, esquemas ou técnicas projetivas, e geralmente são agrupados sob a rubrica de testes de personalidade. 
PSICOMETRIA
  • Psicometria é a área da psicologia que trata do desenvolvimento e da aplicação de técnicas de medição aos fenômenos psíquicos - psicológicos (Pasquali, 2003).

  • psicometria é a parte da Psicologia que busca mensurar as características psicológicas dos indivíduos ou grupos, utilizando-se dos testes psicológicos.
  • É o campo da mensuração psicológica.
  • ESCALA na Psicometria refere-se a um grupo de itens que diz respeito a uma única variável e são dispostos em ordem de dificuldade e intensidade.
  • ESCALONAMENTO é o processo de se chegar ao sequenciamento de itens.
  • BATERIA é um termo usado para determinar um grupo de testes individuais selecionados especificamente por um psicólogo, para uso de um determinado cliente, afim de se obter determinado diagnóstico.
TESTES PSICOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS
  • Sendo uma ferramenta, os testes sempre são um meio para se alcançar um determinado objetivo.
  • Quando bem-aplicados podem ser úteis e insubstituíveis.
  • Quando mal aplicados, pode limitar ou anular sua utilidade fim.
  • "Os testes psicológicos são ferramentas criadas para ajudar na obtenção de inferências a respeito de indivíduos ou grupos, e, quando usados corretamente, podem ser componentes-chave na prática e na ciência da psicologia".
  • Também podem servir a outros fins além daqueles para os quais foram originalmente criados, como aumentar o autoconhecimento e a autocompreensão.
  •  Os resultados quando mal-interpretados ou mal-utilizados, podem prejudicar pessoas, rotulando-as de maneira injustificada, negando-lhes oportunidades injustamente ou simplesmente desencorajando-as
Os testes psicológicos são avaliados em dois momentos distintos e de duas formas diferentes

"1. Quando estão sendo considerados como ferramentas em potencial por possíveis usuários. Neste momento, suas qualidades técnicas são a principal preocupação."

"2. Depois que são colocados em uso para um objetivo específico. Neste momento, a habilidade do usuário e o modo como os testes são usados são as principais considerações."

TESTES PSICOLÓGICOS COMO PRODUTOS
  • Os testes são produtos comercializados e usados primariamente por psicólogos e educadores profissionais.
  • O público desconhece a natureza comercial dos testes uma vez que são publicados em catálogos voltados apenas para as categorias profissionais que o utilizam.
  • Os testes psicológicos são concebidos, desenvolvidos, anunciados e vendidos para fins aplicados no contexto da educação, administração ou saúde mental, e devem gerar lucros para as pessoas que os produzem
Os principais participantes do processo de testagem e seus papéis:

Autores e Criadores- Concebem, preparam e criam os testes. Também encontram formas de divulgar seu trabalho publicando os testes comercialmente ou por meio de publicações profissionais como livros e periódicos.
Editoras - Publicam, anunciam e vendem os testes, controlando sua distribuição.
Revisores - Preparam críticas e avaliações dos testes baseados em seus méritos técnicos e práticos
Usuários - Selecionam ou decidem usar um teste específico para algum objetivo. Também podem desempenhar outros papéis, como, por exemplo, examinadores ou avaliadores.
Examinadores ou administradores - Administram o teste individualmente ou em grupo.
Testandos - Submetem-se ao teste por escolha ou necessidade.
Avaliadores -  Computam as respostas do testando e as transformam em escores de teste por meios objetivos ou mecânicos ou aplicação de julgamentos de avaliação.
Intérpretes de resultados - interpretam os resultados dos testes para seus consumidores finais, que podem ser testandos individuais ou seus parentes, outros profissionais ou organizações de vários tipos

REFERÊNCIAS
Urbina, Susana. Fundamentos da Testagem Psicológica. editora Artmed. Capítulo 1 - Introdução aos Testes psicológicos e seus usos.

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