quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O ensino das avaliações psicológicas no Brasil - Síntese

  O QUE É...

  • a avaliação psicológica é um procedimento que está inserido em todas as áreas de atuação profissional do psicólogo.
  • antes da avaliação é necessário que se faça a análise do funcionamento dos indivíduos para atender adequadamente suas demandas.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA O PSICÓLOGO

A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA...
  •  deve ser componente curricular obrigatório
  •  está inserida em todas as áreas da Psicologia.
  • desenvolve a compreensão sobre técnicas de coleta de informações.
  • Permite integrar dados provenientes de diferentes fontes
  • Construção de relato de resultados
  • devolutiva de informações.
  • está relacionada a um conjunto de habilidades que todo psicólogo deve adquirir ao longo de sua formação, independentemente da área que irá atuar profissionalmente.
  • Ganha sentido quando associadas a outras áreas da Psicologia, como: Psicopatologia, Desenvolvimento Humano, Diferenças Individuais, Processos Básicos em Psicologia.
  • promove o desenvolvimento do raciocínio em Psicologia.
  • Não se restringe, portanto, ao ensino de técnicas isoladas de outros contextos da Psicologia.
  • Proporciona ao estudante experiências teórico-práticas resultando no desenvolvimento de competências para uma atuação autônoma e responsável.
  • A responsabilidade permeia o Código de Ética do Psicólogo, que proporciona um infindável processo de reflexão sobre as práticas psicológicas.
Ao longo do processo de formação do psicólogo, espera-se que possam desenvolver 27 competências básicas, listadas a seguir:
  1. Conhecer os processos históricos da avaliação psicológica em âmbito nacional e internacional
  2. Conhecer a Legislação pertinente à avaliação Psicológica: 
  • Resoluções do CFP, 
  • Código de Ética Profissional do psicólogo, 
  • Histórico do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos-SATEPSI)
      3. Considerar os aspectos éticos na realização da avaliação psicológica.
      4. Analisar se há condições de espaço físico adequados para a avaliação e estabelecer condições suficientes para tal.
      5. Ser capaz de compreender a avaliação psicológica enquanto processo, aluando seus conceitos às técnicas de avaliação.
      6. Ter conhecimento sobre funções, origem, natureza e uso dos testes de avaliação psicológica.
      7. Ter conhecimento sobre o processo de construção de instrumentos psicológicos.
      8. ter conhecimento sobre validade, precisão, normatização e padronização de instrumentos psicológicos.
      9. Escolher e interpretar tabelas normativas dos manuais de testes psicológicos.
     10. ter capacidade crítica para refletir sobre as consequências sociais da avaliação psicológica.
     11. Saber avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, afetiva e comportamental em diferentes contextos.
     12. Ter conhecimento sobre a fundamentação teórica de testes psicométricos e do fenômeno avaliado.
     13, Saber administrar, corrigir, interpretar e redigir os resultados de testes psicológicos e outras técnicas de avaliação.
     14.Selecionar instrumentos e técnicas de avaliação de acordo com objetivos , público alvo e contexto.
     15. ter conhecimento sobre a fundamentação teórica de testes projetivos e/ou expressivos e do fenômeno avaliado.
     16.  saber planejar uma avaliação psicológica de acordo com objetivo, público alvo e contexto.
     17. Planejar processos avaliativos e agor de forma coerente com os referenciais teóricos adotados.
     18. Identificar e conhecer peculiaridades de diferentes contextos de aplicação da avaliação psicológica;
     19. Saber estabelecer rapport no momento da avaliação.
     20. Conhecer teorias sobre entrevista psicológica e conduzi-las com propriedade.
     21. Conhecer teorias sobre observação  do comportamento e conduzi-las adequadamente.
     22. Identificar as possibilidades de uso e limitações de diferentes técnicas de avaliação psicológica, analisando-as de forma crítica.
     23. Comparar e integrar informações de diferentes fontes obtidos na avaliação psicológica.
     24. Fundamentar teoricamente os resultados decorrentes da avaliação psicológica.
     25. Elaborar laudos e documentos psicológicos, bem como, ajustar sua linguagem e conteúdo de acordo com destinatário e contexto.
     26. Comunicar resultados decorrentes da avaliação psicológica aos envolvidos no processo, por meio de devolutiva verbal.
     27. Realizar encaminhamentos ou sugerir intervenções de acordo com os resultados obtidos no processo de avaliação psicológica.

PARTE 2: DISCIPLINAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS BÁSICOS.
  • Processos psicológicos básicos
  • Construção de Instrumentos psicológicos
  • Fundamentação teórica de testes psicométricos para avaliação cognitiva.
  • Administração, correção. interpretação, e redação dos resultados de testes psicológicos e outras técnicas de avaliação afetiva e comportamental.
  • Psicopatologias I, II, III
  • Estágio básico, obrigatório supervisionado em avaliação psicológica.


REFERÊNCIAS

Slide do professor Lucas Matias Félix

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